Durante sua palestra na GDC narrando a ascensão do mod Dayz, o criador Dean “Rocket” Hall revelou que houve um tempo – embora tenha sido curto – que ele considerou transformar Dayz em um jogo free-to-play.
“Quando eu procurava assinar com um grupo de empresas, algumas delas estavam interessadas em free-to-play. Estamos falando de muito dinheiro. Eu me senti como – eu sabia que não iria funcionar. Dayz é sobre a sobrevivência e não sobre comprar ela. Eu ainda acho que há espaço para jogos free-to-play – Eu tive uma idéia que eu acho que poderia realmente funcionar muito bem como um jogo free-to-play – mas é como tentar enfiar um prego redondo em um buraco quadrado “.
Hall também tocou no assunto de algumas lojas encontradas nos jogos free-to-play, onde os jogadores podem comprar um bom item ou uma certa mecânica de jogo com o dinheiro real. “A experiência de DayZ é sobre o que você encontrar no mundo, introduzindo uma loja e coisas assim, como itens de cosméticos. Não se trata de itens de cosméticos, não há itens de cosméticos em Dayz – não é como, ‘Eu trabalhava no Burger King por uma hora e comprei este chapéu ‘, você sabe como é, é tipo ‘Eu achei aquele chapéu em uma luta no celeiro. ‘”
Dayz está atualmente em desenvolvimento na Bohemia Interactive. A versão alfa não tem previsão de lançamento até pelo menos junho.