ONU e professores colocam Minecraft como ferramenta de ensino em mais de mil escolas no mundo

Felipe Felizardo
3 min de Leitura

232146-970x600-1

Já sabemos que uma escola de Estocolmo, na Suécia, adotou “Minecraftcomo uma das matérias oficiais da grade de ensino dela. Mas o que não sabíamos é que a ONU (Organização das Noções Unidas) já estava inserindo o game indie da Mojang na grade de várias outras escolas pelo mundo todo!

Joe Levin, professor de uma escola em Nova York ensina diariamente seus alunos, que tem de 8 a 12 anos, a montar casas e monumentos no game, que segundo ele, é uma das maiores invenções virtuais dos últimos anos. Na China, alunos aprendem literatura reconstruindo cenários de romances clássicos. Na Austrália, combinações de matéria-prima para fazer novos produtos são usadas nas aulas de matemática. O game já está presente em mais de mil escolas pelo mundo todo!

Joe Levin, criador do MinecraftEDU, palestrando sobre o game em Nova York
Joe Levin, criador do MinecraftEDU, palestrando sobre o game em Nova York

 

O programa de inserir “Minecraft” nas escolas ganhou até um site para que as escolas possam adquirir o game para inserir nas suas aulas, o MinecraftEDU, que vende versões do game projetadas diretamente para as instituições.

O professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Cláudio Mendes, que estuda o uso de games na educação, diz que games são ótimas ferramentas mas é preciso escolher o game minuciosamente. “Simuladores de construção como ‘Minecraft’ ou ‘SimCity’ são os mais indicados por não terem missões específicas nem enredo definido, o que estimula a criatividade“, disse ele.

ONU PRETENDE REVITALIZAR ÁREAS COM AJUDA DE MINECRAFT

A ONU está com um projeto em que pretende reconstruir mais de 300 pontos turísticos ao redor do mundo com apoio de “Minecraft”. Os participantes do projeto “Bloco por Bloco” são convidados a reconstruir certos espaços pelo mundo virtualmente e modificá-los para torná-los melhor. Depois do desenho virtual no game, os locais serão revitalizados.

Parque Undugu, em Nairóbi (Quênia), foi o primeiro espaço digitalizado no projeto
Parque Undugu, em Nairóbi (Quênia), foi o primeiro espaço digitalizado no projeto

 

“Temos novidades para mostrar e vamos lançar um site em breve. Ainda não sabemos se há alguma cidade no Brasil, mas vamos passar por todos os continentes”, diz Lydia Winters, diretora da produtora Mojang, parceira da ONU no Bloco por Bloco.

Impressionante onde games como “Minecraft” podem chegar, não? Notch com certeza deve estar dando mortais duplos de orgulho por isso.

Compartilhe esse artigo
Follow:
Jogador de gueimes, conhecedor de survival horror, pai da Cecília, Power Ranger nas horas vagas e muito rico. De saúde.Adicionem na Xbox Live ---> FelipeZardo
6 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *