Se você está querendo aprender sobre o jogo que faz sucesso aqui no Brasil entre os jogadores brasileiros, saiba então que você está no lugar certo! Quem nunca ouviu falar sobre Valorant e suas competições que mobilizam milhões de pessoas por todo o mundo?
Mas, para você ter realmente sucesso no jogo, é preciso ir além das regras básicas do game. Por isso que iremos explicar tudo em detalhes, especialmente sobre os modos de jogo, armas, personagens e mapas necessários para fazer uma ótima disputa entre gamers.
Prepare-se então para aprender sobre este jogo tão empolgante e viciante!
Valorant
Em outubro de 2019, o jogo foi lançado sob outro nome, Project. Em 2020, foi anunciado oficialmente pelo Youtube com um vídeo chamado The Round, e logo então foi lançado nos Eua, Brasil e Europa.
Comparado inicialmente ao Counter-Strike Global Offensive, o jogo quebrou diversas expectativas do público, e já no seu primeiro dia, foi classificado por executivos importantes como uma revolução em termos de jogos de tiro tático já antes vistos, acumulando o segundo maior número de fãs e jogadores simultãneos em qualquer jogo na plataforma Twitch (foram mais de 1.7 milhão de pessoas jogando Valorant ao mesmo tempo).
O jogo Valorant é um FPS (Quadros por Segundo) dinâmico que consiste basicamente em uma arena 5×5, onde você tem duas equipes que se revezam para armar uma bomba chamada Spike. É um jogo tático online, onde vemos a união de habilidades especiais e armas específicas. Um outro ponto especial é que cada personagem possui seu próprio kit de habilidades pré-estabelecidos.
O jogo foi desenvolvido pela empresa Riot Games em 2020, e de lá pra cá, só vem crescendo em popularidade. E se você está se perguntando quando custa o jogo, saiba que a resposta é zero! Mas para instalá-lo é necessário ter uma placa de vídeo poderosa, memória de 4GB, 10GB de HD de armazenamento, processador Intel ou ADM e Sistema Windows 7 a 11, pelo menos.
Não tente jogar celular, pois ainda não é possível, apesar de a versão mobile já estar sendo desenvolvida (talvez ainda este ano seja lançada).
Se você logo se lembrou do clássico dos clássicos Counter Strike, saiba que você está certo em fazer a comparação. Existe um mapa onde os times times com 5 integrantes se alternam em defesa e ataque. É preciso então ter boas habilidades, como boa mira, pensamento estratégico e rápido.
E quais são as principais características do jogo?
- Cada jogador possui apenas uma única vida, ou seja, se você for derrotado, é preciso esperar pela outra rodada para retornar ao jogo em equipe.
- O time que conseguir somar 13 rodadas primeiro é o vencedor da partida.
- Os modos de jogo podem ser competitivo, mata-mata, disparada, Batalha nevada, Frenético e Replicação.
- Depois de saber sobre o que precisa para instalar o jogo, agora vem a outra parte – abra uma conta com a Riot e faça login para jogar.
- Os personagens do jogo são os chamados agentes, divididos em 4 grupos (duelistas, iniciadores, sentinelas e controladores).
- Os duelistas são considerados com instinto mais assassino, tendo um maior foco para ataque, e se chamam Jett, Reyna, Phoenix e Raze.
- Os iniciadores são os agentes Breach e Sova, e são ótimos para iniciar os conflitos.
- Já os controladores possuem ótimas habilidades na hora de dominar o posto de controle, protegendo assim contra os ataques ofensivos. São chamados de Omen, Viper e Brimstone.
- Os sentinelas são especialistas em dar apoio aos amigos, e são os agentes Sage e Cypher.
E os mapas do jogo? São 4 mapas, e cada um deles possui suas próprias características que devem ser entendidas pelo jogador. Você pode aproveitar então que não há muitos mapas para treinar estratégias e extrair o máximo de ideias para ter sucesso.
O mapa BIND possui apenas 2 postos, mas nenhuma zona de controle central, sendo o combate aqui de forma direta. Já o mapa HAVEN conta com 3 pontos de controle, dando assim mais opções ao time oponente, ou seja, mais investidas para retomada do posto pelos adversários.
O terceiro mapa, SPLIT, fica numa área mais elevada na parte central do terreno e os times têm a chance de subir rapidamente por cordas até as suas respectivas bases. E o último, ASCENT, é um mapa mais estratégico, digamos assim. Há mais pontos de conflito e de possibilidades para posicionamento, e portões podem ser fechados, fazendo assim com que a equipe oponente tenha que dar a volta ou atacar.