Como todo mundo sabe “Resident Evil” tomou rumos diferentes dos primeiros games vistos na década de 90 e tal rumo dividiu fãs e fez até com que a série perdesse público. Os chamados “haters” alegam que a ação tomou lugar na trama e estragou tudo, preferindo que os games retomassem o antigo estilo. Mas até onde os gamers que se prezem se lembram, “Resident Evil” sempre foi classificado como um game de “Survival Horror e ação” e com toque de gore, mesmo que esse toque tenha se perdido com o tempo e as sequências. Cansado de receber duras críticas desse público nervosinho, Yoshiaki Hirabayashi, produtor da série, respondeu finalmente aos ataques dos gamers. “Por que você acha que jogos de terror e ação são gêneros diferentes?” disse Hirabayashi.
Não discordo que “Resident Evil 5” foi o mais solto do quesito que popularizou a franquia pois a aventura de Sheva e Chris tinha muito mais ação do que muito game de guerra por aí. Mas continuou trazendo a evolução no combate ao bio-terrorismo por meio dos agentes especiais, por isso o nível maior de adrenalina no enredo. A Capcom trabalhou muito para que em “Resident Evil 6” pudesse agradar os dois grupos distintos de fãs que se formaram: os saudosos que odeiam o novo rumo, e os fãs que continuam crendo que a franquia é genial mesmo com as mudanças (oi, sou eu). “Enquanto houver ação, penso que não estamos perdendo o terror, só por que mantemos a ação no jogo.” terminou o produtor.