No início de julho, a Microsoft realizou uma onda de demissões monumental, o que levou vários de seus projetos do setor de games ao cancelamento – entre eles, o aguardado Perfect Dark, desenvolvido pela The Initiative. No entanto, o jogo quase teve uma segunda chance de sobreviver.
Segundo Jason Schreier, da Bloomberg, a Crystal Dynamics – estúdio que trabalhava no projeto ao lado da The Initiative – tentou encontrar uma forma de manter o desenvolvimento vivo. Para isso, chegou a oferecer a propriedade à Take-Two Interactive (dona da Rockstar Games e 2K Games), que poderia assumir a publicação e garantir os investimentos necessários.
Entretanto, as negociações não avançaram. O impasse teve relação com os direitos da franquia, pertencentes à Microsoft há muitos anos, o que inviabilizou o acordo. Com isso, o retorno de Perfect Dark segue cada vez mais distante, mas não impossível – como já vimos com Hi-Fi Rush e a Tango Gameworks.
Após o fracasso das tratativas, a Crystal Dynamics também enfrentou novas demissões, possivelmente envolvendo parte da equipe ligada ao desenvolvimento do jogo.