Assistir outra pessoa jogar aquele seu jogo favorito ou aquele título que esta bombando no momento se tornou cada vez mais comum nos últimos anos, seja na Twitch, Youtube ou qualquer outra plataforma. Uma nova pesquisa aponta que boa parte do público prefere consumir mais vídeos do que propriamente jogos.
A pesquisa em questão foi realizada pela Midia Research, e aponta que os jogadores atuais passam mais tempo consumindo vídeos relacionados a jogos do que propriamente jogando. Os dados divulgados informam que uma média de 7.4 horas por semana é gasta jogando, enquanto 8.5 horas são gastas assistindo a vídeos sobre jogos.
A empresa também afirma que 24% dos jogadores de Console/PC e 48% dos jogadores que compram regularmente itens nos jogos assistem conteúdo relacionado a videogame todos os meses.
É hora das editoras de jogos verem os criadores como mais do que marketing. As bases de usuários das maiores editoras e distribuidoras de jogos são grandes o suficiente para criar suas próprias plataformas de conteúdo de jogos junto com Twitch e YouTube. Essas plataformas de vídeo próprias podem acontecer em jogos individuais (como Call of Duty) ou bibliotecas próprias de jogos (por exemplo, jogos em todo o ecossistema Xbox). A oportunidade é sobre as editoras capturarem o engajamento do consumidor relacionado a vídeos, gerando novo engajamento e – o mais importante – desbloqueando novos fluxos de receita em um mercado de jogos estagnado.
A pesquisa foi realizada com jogadores do Brasil, Suécia, Coreia do Sul, Alemanha, Canadá, França, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos.