Reggie declara que multi-touch no Wii U seria “desajeitado”

Alan Motta Cardoso (@Alanzice)
Alan Motta Cardoso (@Alanzice)
3 min de Leitura

Para quem não sabe, a tela do GamePad do Wii U não é só resistiva como também single touch.

Sabe aquele tablet android bem vagabundo de 300 reais? A tela dele não é horrível? Pois é, aquilo lá é uma tela resistiva. As telas capacitativas são as telas de smartphones mais modernos, do iPad, iPhone e etc, em que você mal toca na tela para ela já realizar o movimento ou selecionar algo.

A resistiva, como o nome sugere, precisa de pressão para funcionar. O DS e 3DS também usam tela resistiva. Por isso que para movimentos mais precisos é necessário o uso da Stylus, também chamada “canetinha”, hehe.

Além disso tudo ela ainda é single touch, ou seja, você não pode dar zoom nas coisas com o dedo nem fazer movimentos mais complexos, assim como nos portáteis também.

Enfim, para que eu estou falando tudo isso? Bom, as telas resistivas, por serem inferiores, também são mais baratas.

Quando foi anunciado que a tela do Wii U era resistiva, todos pensaram que o motivo seria apenas o de corte de gastos, visto que só o controle deve custar uma fortuna.

Porém, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, declarou que o motivo dessa decisão está além do corte de gastos. “Single touch é a opção mais adequada, visto que não só o controle já tem muitos botões, como também queremos que a experiência ocorra entre o controle e a TV, não só no controle”, conta Reggie.

“Se o controle fosse multi-touch, você teria que colocar o controle do seu colo para poder utiliza-lo, o que para mim parece bastante desajeitado”

Dando a minha opinião agora, eu achei uma bela furada da Nintendo. Você poderia utilizar o multi-touch para dar zoom em um mapa, selecionar tropas além de uma infinidade de possibilidades. Fora que poderíamos ver jogos mais casuais no console, semelhante ao que já ocorre no iPad, por exemplo.

Eles realmente acham que usar uma stylus é menos desajeitado que uma tela multi-touch? É sério mesmo?

Eu só perdoo a Nintendo se a decisão foi tomada realmente por questão de valor. Apesar que não sabemos o valor do console ainda, e acho que ele seria o mesmo preço com ou sem tela capacitativa, visto que a Nintendo tem mania de sempre lançar seus consoles por um preço acima do que deveria (vide 3DS).

Finalizando a entrevista dada para o site Kotaku, Reggie falou que o sistema de Friend Codes está sendo revisado, mas a princípio eles irão manter a mesma fórmula de usar números. “Será bem mais simples e funcional que os Friend Codes de Wii, eu garanto”, declarou.

Compartilhe esse artigo
2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *