NBA 2K17 é uma enterrada para qualquer apaixonado pelo esporte
Joguei muito basquete na época de escola. É claro que eu era mais magrinho e tinha a energia da juventudade correndo pelas minhas veias. Nas quadras do colégio eu me destacava com certa facilidade, ainda que eu não tivesse o exato tamanho para ser um cestinha ou para enterrar bolas na rede da tabela. Ainda assim, gosto de basquete, mas parei por anos, por motivos diversos.
O que sobra a um pobre nerd de círculo social limitado, até certo ponto da vida, e sem possibilidade ou tempo de jogar na rua com pessoas desconhecidas? Os videogames, é claro. Foram muitos os games de basquete lançados ao longo da minha “carreira”, entre os mais realistas e os mais “zoados” (de propósito), mas poucos conseguiram me surpreender como a série NBA 2K, da própria 2K Sports.
Nas quadras, na vida, na bola
Desde que foi lançada, a série NBA 2K surpreendeu por se levar a sério. Ela conseguiu não apenas a proeza de desbancar o principal concorrente, NBA Live, da EA, como também se firmar como a principal série de basquete do mercado. Isso não é pouco não, meus amigos, principalmente em um mercado difícil como o de videogames modernos.
Com seu novo lançamento, NBA 2K17, a produtora apenas firma essa posição e continua a mostrar o motivo pelo qual seu game é considerado o melhor do gênero, até o momento. O jogo vai ao que interessa, mas ao mesmo tempo não deixa a qualidade cair em termos de extras e mostra que é importante vir recheado.
Na verdade, a quantidade de conteúdo em NBA 2K17 é praticamente absurda, em um bom sentido totalmente bem vindo. O game tem diversos modos, sejam eles online, offline, de jogo, de edição, de administração, de minigames, de torneios, um sem fim de opções para aproveitar o game, que é caro, como qualquer outro, e por isso precisa justificar seu investimento. E não é que consegue?
Falar da jogabilidade é meio que “chover no molhado”, por mais que essas expressões bem “chavão” sejam super mal vistas, aqui ela é necessária. NBA 2K17 apenas aprimora a física, simulação e controle dos jogadores em quadra e também com a bola na mão. Antes de iniciar pela primeira vez, inclusive, o título apresenta um extenso tutorial, que chega a ser até cansativo, explicando suas minúscias de controle, dribles, passes, aremessos e tudo mais que há direito em um jogo de basquete.
Novidades e mudanças necessárias
Mas é claro que há espaço para mudanças. O modo de carreira não está mais tão linear como foi no ano passado, quando o MyCareer foi dirigido pelo cineasta Spike Lee, e por isso teve um viés mais “direto”. Aqui a pegada de jogo é mais valorizada e o jogador pode e deve seguir por caminhos bem distintos ao escolher o que vai fazer ou como vai treinar sua equipe.
As escalações e a sincronização com a liga NBA real também estão presentes, então os jogadores que curtiam esse tipo de conteúdo vão se sentir em casa. Não dá para esperar menos de um título do gênero, ainda mais o que é considerado atual líder do mercado neste tipo de série.
Os retornos do MyLeague e MyGM vieram com melhorias e aprimoramentos. Há muits detalhes em cada um deles, até mesmo com informações sobre a cidade onde começamos a liga ou a carreira, algo que mostra o cuidado e a paixão dos produtores durante o desenvolvimento, para que o produto chegue aos jogadores o mais caprichado o possível.
O MyTeam é o modo de cartas de NBA2K17, similar ao Ultimate Team da série FIFA, que permite brincar com nomes famosos do basquete norte-americano e colecionar cards de campeões ou até de jogadores menores. Para acompanhar, há até mesmo um aplicativo companheiro para o game, que te deixa administrar tudo à distância.
Conclusão
Apesar de não termos notado uma evolução gráfica enorme em relação ao game passado, NBA 2K17 consegue ser chamativo de uma maneira positiva e agradar fãs do esporte. As adições deste ano foram acertadas, melhorias são sempre bem vindas e a jogabilidade completamente prazerosa e que se encaixa muito bem nos controles do PS4 ou Xbox One fazem bem seu papel.
NBA 2K17 faz por merecer o atual posto de líder do mercado e não deve sair tão cedo de lá, já que não há um rival na mesma altura, no momento, disponível – ainda que alguns tenham tentado. Enquanto isso, o público agradece. Nota 8.5/10.
NBA 2K17: NBA 2K17 faz por merecer o atual posto de líder do mercado e não deve sair tão cedo de lá, já que não há um rival na mesma altura, no momento, disponível – ainda que alguns tenham tentado. Enquanto isso, o público agradece. – pedrovaroni