Ontem (12), a Valve pegou a todos de surpresa ao anunciar seus novos hardwares, como o Steam Machine, Steam Frame e Steam Controller. No entanto, alguns fãs imaginavam que um possível Steam Deck 2 também pudesse ser revelado – o que acabou não acontecendo.
Para acalmar os ânimos, o engenheiro da Valve, Pierre-Loup Griffais, deixou claro, em entrevista à IGN, que o Steam Deck 2 está, sim, nos planos da empresa. Porém, ele só verá a luz do dia quando houver um salto tecnológico que justifique sua existência – algo que, segundo ele, ainda não é possível com as tecnologias atuais.
“Obviamente o Steam Deck não é o nosso foco hoje, mas, como já dissemos no passado, estamos realmente interessados em trabalhar no que vem a seguir para o Steam Deck. O que queremos garantir é que o novo modelo ofereça um salto de performance significativo o bastante para fazer sentido como um produto independente.”
“Não estamos interessados em lançar algo que tenha apenas 20%, 30% ou mesmo 50% mais desempenho mantendo a mesma duração de bateria. Queremos algo mais marcante do que isso. Estamos observando os avanços de silício e melhorias de arquitetura, e acreditamos ter uma boa ideia de como será a próxima versão do Steam Deck. Mas, no momento, não há nada disponível no mercado de SoCs [System on a Chip] que realmente possibilite um Steam Deck de próxima geração.”
A versão original do Steam Deck chegou ao mercado em fevereiro de 2022, recebendo um upgrade para a versão OLED em novembro de 2023. Desde então, os jogos têm se tornado cada vez mais exigentes, e o portátil começa, pouco a pouco, a ter dificuldades para rodar os lançamentos mais recentes.
De qualquer forma, a Valve não parece preocupada com isso. E com o Steam Machine chegando, é bem provável que não vejamos um Steam Deck 2 tão cedo.



