A Steam é uma das maiores lojas de jogos do mundo – e não apenas em faturamento, mas também em variedade. Atualmente, a plataforma já ultrapassa a marca de 118 mil jogos disponíveis, número que segue crescendo com a popularização da inteligência artificial. Mas ao que tudo indica, esse catálogo deve se expandir ainda mais em breve.
Com o recém-anunciado Steam Frame, um headset VR wireless baseado em arquitetura ARM, a Valve parece pronta para permitir a chegada de jogos Android à Steam. Em entrevista ao The Verge, o engenheiro da empresa, Jeremy Selan, afirmou que o objetivo é unificar a experiência dos jogadores dentro de um único ecossistema – sem que precisem se preocupar com plataformas diferentes.
“Do ponto de vista do usuário, nossa preferência é que eles nem precisem pensar nisso [plataforma] – eles simplesmente têm seus títulos na Steam, fazem o download e jogam”
O Steam Frame será capaz de executar aplicativos Android, o que deve facilitar o trabalho de desenvolvedores de realidade virtual que já produzem conteúdo para plataformas baseadas no sistema, como o Meta Quest. A estratégia da Valve é clara: dar prioridade a criadores de experiências VR de alta qualidade que já dominam o ambiente Android.
“São realmente desenvolvedores de VR que querem publicar seu conteúdo na Steam. Eles podem portar um título mobile VR com o qual já estão familiarizados e trazê-lo para o Steam Frame, onde ele simplesmente funcionará.”
O Steam Frame promete ser um novo passo na expansão do ecossistema Steam. Mais detalhes sobre o dispositivo devem surgir nos próximos meses, mas uma coisa já está clara: os desenvolvedores agora terão uma ponte direta entre o Android e a Steam – e caberá a eles mostrar o quão simples será essa transição.



