Sim, você não leu errado: a desenvolvedora do jogo Stellar Blade, Shift Up, bem como a Sony, estão sendo processadas por Stellarblade. Ao que tudo indica, essa empresa produz filmes e está sediada na Louisiana, Estados Unidos. O processo alega violação de marca registrada, bem como um possível prejudicamento do negócio por conta do nome utilizado pela Shift Up.
De acordo com a IGN, a queixa foi apresentada no tribunal da Louisiana no início do mês pela Stellarblade LLC, bem como o proprietário Griffith Chambers Mehaffey, contra a Shift Up, a Sony e uma segurador a não identificada. De acordo com o processo, a Stellablade de Louisiana existe desde 2010 e fornece serviços de entretenimento e multimídia. Ao que tudo indica, Mehaffey também é dono do domínio stellarblade.com desde 2006, e o usa junto de seus trabalhos desde 2011.
O curioso é que apesar de existir a muitos anos, a marca Stellarblade só foi registrada em junho de 2023 por Mehaffey, enquanto o nome Stellar Blade foi registrado meses antes, em janeiro de 2023 pela Shift Up e Sony. Curioso, não? Pra piorar, o dono da empresa também alega que o logotipo utilizado por Stellar Blade é semelhante ao seu, devido a letra “S” estilizada que foi utilizada.
De acordo com Mehaffey, seu negócio está sendo prejudicado, visto que buscar por Stellar Blade no Google agora trás informações sobre o game, não sua empresa. O objetivo do empresário é impedir a Shift Up e Sony de utilizar Stellar Blade ou qualquer nome semelhante, bem como entregar todos os materiais em sua posse com “Stellar Blade” para que Mehaffey possa destrui-los.
O advogado de Mehaffey enviou uma declaração a IGN:
O Sr. Mehaffey registrou o domínio stellarblade.com em 2006 e usou o nome STELLARBLADE para seu negócio por quase 15 anos. Dado esse uso público e de longa data, é difícil imaginar que Shift Up e Sony não soubessem dos direitos estabelecidos do Sr. Mehaffey antes de adotar sua marca idêntica. Acreditamos na competição justa, mas quando empresas maiores desconsideram os direitos estabelecidos de empresas menores, é nossa responsabilidade nos levantar e proteger nossa marca. Os recursos muito superiores dos réus efetivamente monopolizaram os resultados de pesquisa online para STELLARBLADE, empurrando o negócio de longa data do Sr. Mehaffey para a obscuridade digital e ameaçando o sustento que ele construiu ao longo de mais de uma década.
Pra nós essa história é uma completa loucura, e muito provavelmente nada vai acontecer, até porque as exigências de Mehaffey são no mínimo abusivas, mas é claro, ficamos no aguardo por mais novidades!