Ubisoft fecha estúdio Halifax após sindicalização e demite 71 funcionários no Canadá

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)

O ano de 2026 mal começou, mas as demissões na indústria de games já avançam com força total. Desta vez, a afetada foi a Ubisoft Halifax, divisão focada em jogos mobile da Ubisoft localizada em Nova Escócia, no Canadá.

Segundo comunicado oficial da gigante francesa, o estúdio de Halifax será fechado como parte de ações implementadas ao longo dos últimos 24 meses, com o objetivo de otimizar operações, aumentar a eficiência e reduzir custos. Com isso, 71 funcionários perderão seus empregos.

No entanto, diversas teorias apontam que o encerramento das atividades possa estar relacionado à sindicalização dos trabalhadores. Em 18 de dezembro de 2025, foi formado o Ubisoft Workers Canada, sindicato criado por funcionários da divisão de Halifax com o objetivo de defender direitos trabalhistas em um momento instável da indústria de jogos.

A Ubisoft afirma que a decisão de encerrar o estúdio foi tomada “muito antes” da sindicalização e reforça que seus funcionários tem total direito de se organizar em sindicatos – ainda assim, confiar na palavra da Ubisoft hoje em dia não é exatamente uma tarefa fácil.

Com o fechamento da Ubisoft Halifax, projetos mobile envolvendo franquias como Rainbow Six e Assassin’s Creed devem ser diretamente afetados.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário