Já faz um tempo que alguns projetos do Xbox foram anunciados, mas ainda não apresentaram muitas novidades. Everwild, da Rare, foi revelado em 2019 e segue sem informações concretas, apenas rumores de que um reboot no desenvolvimento aconteceu em 2021. State of Decay 3, da Undead Labs, foi apresentado em 2020 e só voltou a receber novidades no ano passado. Outro estúdio que trabalha em silêncio é a Double Fine, que não divulga nenhum novo projeto desde o lançamento de Psychonauts 2 em 2021.
Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, comentou ao site XboxEra que está muito ansioso por todos esses títulos, destacando que um deles é, inclusive, uma de suas franquias favoritas.
“State of Decay é apenas uma das franquias que eu amo desde a original. Eu realmente acho que o trabalho que a Double Fine está fazendo e como Tim meio que solicita feedback da equipe. E o outro, eu direi porque estive recentemente na Rare. É bom ver a equipe com Everwild e o progresso que eles estão fazendo.”
Spencer também falou sobre o longo tempo de desenvolvimento desses jogos. Ele afirmou não estar preocupado com isso, já que a Microsoft possui um grande portfólio de lançamentos constantes e prefere deixar os estúdios trabalharem com calma.
“Já faz [um tempo]. E conseguimos dar tempo a essas equipes no que estão fazendo, o que é bom, e ainda ter um portfólio como o que temos. É como um sonho que Matt [Booty] e eu tivemos por muito tempo, então é finalmente bom estar lá. Podemos dar tempo a essas equipes.”
De fato, o chefão da Microsoft Gaming não está errado. Só para 2025, o Xbox já conta com o recém-lançado Avowed, além de South of Midnight, DOOM: The Dark Ages, The Outer Worlds 2, Fable, Ninja Gaiden 4 (como publisher) e outros títulos ainda não confirmados, mas que podem chegar neste ano, como Gears of War: E-Day e o suposto remake de The Elder Scrolls IV: Oblivion.
Com um calendário recheado de jogos e sem pressa para novos lançamentos, a melhor decisão é dar tempo aos estúdios para que trabalhem sem pressão.