Morre Tomonobu Itagaki, criador de Dead or Alive e Ninja Gaiden (2004)

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)

Tomonobu Itagaki, lendário criador da franquia Dead or Alive e responsável pelo renascimento de Ninja Gaiden em 2004, faleceu aos 58 anos. A notícia foi confirmada em seu perfil oficial no Facebook, onde um amigo publicou as últimas palavras deixadas pelo desenvolvedor.

Últimas Palavras
A luz da minha vida está finalmente se apagando.
O fato de esta mensagem ter sido publicada significa que finalmente chegou a hora. Eu não estou mais neste mundo.
(Estou confiando esta última publicação a alguém importante para mim.)
Minha vida tem sido uma série de batalhas. Eu continuei vencendo.
Eu também causei muitos problemas.
Tenho orgulho de dizer que segui minhas crenças e lutei até o fim.
Não me arrependo.
No entanto, lamento profundamente não ter conseguido entregar um novo trabalho a todos os meus fãs. Sinto muito.
É assim que é.
Assim é.
Itagaki Tomonobu

O estúdio Team NINJA, fundado por Itagaki e responsável por dar origem às séries Dead or Alive e Ninja Gaiden, lamentou a perda em comunicado nas redes sociais, prestando homenagem ao legado de seu criador.

Estamos profundamente tristes com o falecimento do primeiro líder da Team NINJA, Tomonobu Itagaki.
Daremos continuidade à filosofia e à criatividade iniciadas por Itagaki-san e continuaremos a criar jogos que muitos jogadores irão apreciar.
Nossas mais profundas condolências por sua perda.
De todos da Team NINJA.

Itagaki iniciou sua carreira na Tecmo em 1992, contribuindo para a versão de Tecmo Super Bowl no Super Nintendo. Em 1996, produziu o primeiro Dead or Alive, que se tornou um sucesso mundial. Três anos depois, liderou a transformação da divisão Tecmo Creative #3 em Team NINJA, assumindo o posto de diretor. O auge veio em 2004, com o lançamento do aclamado Ninja Gaiden para Xbox.

Após divergências legais, Itagaki deixou a Team NINJA antes do lançamento de Ninja Gaiden II. Fundou então a Valhalla Game Studios, responsável por Devil’s Third, jogo mal recebido pela crítica. Em 2017, saiu da empresa e, em 2021, criou a Itagaki Games.

Nos últimos anos, o desenvolvedor manteve-se afastado dos holofotes. Segundo sua mensagem final, ainda desejava surpreender os fãs com um novo projeto.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário