O ano de 2024 não foi fácil para a indústria dos games, e 2025 parece seguir o mesmo caminho. As ondas de demissões continuam a acontecer, e a cada semana novas empresas reduzem seus quadros de funcionários. A mais recente afetada foi a Crytek, gigante responsável pela franquia Crysis.
A empresa anunciou a demissão de 15% de seus 400 funcionários, o que representa cerca de 60 desenvolvedores. Além disso, Crysis 4, anunciado em 2022, foi colocado em espera, com a Crytek direcionando seus esforços para o live service Hunt: Showdown 1896.
Confira abaixo a declaração completa da empresa:
Como muitos de nossos pares, não somos imunes à dinâmica complexa e desfavorável do mercado que atingiu nosso setor nos últimos anos. É muito doloroso para nós compartilhar hoje que precisamos demitir cerca de 15% de nossos cerca de 400 funcionários. As demissões afetam equipes de desenvolvimento e serviços compartilhados. Esta não foi uma decisão fácil de tomar, pois apreciamos profundamente o trabalho duro de nossas talentosas equipes. Depois de colocar o desenvolvimento do próximo jogo Crysis em espera no terceiro trimestre de 2024, estamos tentando transferir os desenvolvedores para Hunt: Showdown 1896.
Enquanto Hunt: Showdown 1896 ainda está crescendo, a Crytek não pode continuar como antes e permanecer financeiramente sustentável. Mesmo após esforços contínuos para reduzir custos e cortar despesas operacionais, determinamos que as demissões são inevitáveis para seguir em frente. A Crytek oferecerá aos funcionários afetados pacotes de indenização e serviços de assistência de carreira.
Acreditamos firmemente no futuro da Crytek. Com Hunt: Showdown 1896, temos um live service muito forte e continuamos totalmente comprometidos com sua operação. Continuaremos a expandir e evoluir Hunt: Showdown 1896 com ótimo conteúdo e impulsionar nossa estratégia para nossa engine CRYENGINE.
Lançado em 2019, Hunt: Showdown mantém uma base de jogadores sólida, registrando picos diários de 20 mil jogadores na Steam. A chegada ao Game Pass em dezembro de 2024 ajudou a impulsionar ainda mais sua comunidade, permitindo que a Crytek se sustente em meio a esse período complicado.