Na última semana, diversos sites repercutiram uma fala de Jez Corden, do Windows Central, sobre uma suposta saída do XBOX da Steam para priorizar sua própria loja. Após muito burburinho e interpretações fora de contexto, Corden publicou uma matéria esclarecendo a situação.
O jornalista afirma que a Microsoft continuará lançando seus jogos na Steam, ao mesmo tempo em que fortalece XBOX App com funcionalidades como o Xbox Game Pass, que atrai um público diferente do da Steam, e o XBOX Mode, um modo de tela cheia voltado para jogos que transforma o Windows em uma experiência semelhante à de um console, pensado principalmente para dispositivos portáteis.
Curiosamente, Corden também revelou ter ouvido falar sobre uma possível abertura da Battle.net, plataforma da Blizzard, para jogos e conteúdos de terceiros. Recentemente, a Microsoft já havia testado alguns de seus títulos na plataforma, como Avowed, Sea of Thieves e DOOM: The Dark Ages, mas os planos parecem ser expandir ainda mais o papel da loja.
A Microsoft também segue investindo na preservação de jogos. Recentemente, o programa de retrocompatibilidade começou a ser testado no PC com quatro títulos específicos. Além disso, devemos ver o projeto Positron ser revelado ainda neste mês. A iniciativa permitirá que jogadores convertam seus discos de XBOX One e XBOX Series X|S em cópias digitais, possibilitando também jogá-los no PC, desde que os títulos façam parte do programa XBOX Play Anywhere.
Com o XBOX Helix previsto para chegar no futuro e sendo, na prática, um PC para a sala de estar, é natural que a Microsoft esteja investindo cada vez mais no Windows para preparar o terreno para seu próximo hardware. Além disso, diversificar as plataformas onde seus jogos estão disponíveis pode ser uma estratégia vantajosa, especialmente considerando que o Helix deverá ter um preço bastante elevado.



