Nintendo encerra o desenvolvimento do emulador Ryujinx

Gabriel, vulgo Buda (@budabyte)
2 min de Leitura

O ano de 2024 tem sido complicado para os emuladores de Nintendo Switch. Em março, o famoso Yuzu foi encerrado após um acordo judicial com a Nintendo, e agora a segunda principal opção parece estar seguindo o mesmo caminho: ao que tudo indica, o emulador Ryujinx também será descontinuado, já que sua página foi removida do GitHub.

Um dos colaboradores do projeto Ryujinx surpreendeu a comunidade no Discord ao anunciar a notícia. Diferente do Yuzu, no entanto, a Nintendo chegou a um acordo com o criador gdkchan, evitando levar o caso aos tribunais. Confira a mensagem completa:

Ontem, gdkchan foi contatado pela Nintendo, que ofereceu um acordo para interromper o desenvolvimento do projeto, remover a organização e todos os ativos relacionados sob seu controle. Enquanto aguardava a confirmação sobre a aceitação do acordo, a organização foi removida, então acho que o resultado já está claro. Para evitar pânico e especulação, decidi escrever esta mensagem curta para esclarecer o que aconteceu.

Essas palavras são minhas. Não quero falar por mais ninguém aqui, então tenha isso em mente enquanto lê.

O colaborador também agradeceu à comunidade pelo apoio ao emulador e ao time de moderação do servidor no Discord.

Sabemos que emuladores são como uma hidra: você corta uma cabeça, e surgem várias. Com o Ryujinx, provavelmente não será diferente. O próprio Yuzu, por exemplo, pode ter sido descontinuado, mas o Sudachi se firmou como um sucessor promissor e segue ativo. É importante lembrar que o Nintendo Switch 2 está próximo de seu anúncio e lançamento, e esses movimentos da Nintendo parecem estar diretamente relacionados ao novo console, tentando evitar sua emulação logo após o lançamento.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *