Se alguém entrar nesse post e comentar lá embaixo “Por causa do Fim do Mundo” estará totalmente correto! Tanto pode ser isso como pode ser a popularização dos mesmos na mídia. Obras como “The Walking Dead“, “Night of the Living Dead“, “House of the Dead” e “Resident Evil” criaram o boom que tornou esses lendários monstros tão populares nos últimos anos.

Quando George Romero dirigiu seu primeiro filme sobre zumbis em 1968, não imaginava que suas crias seriam tão aclamadas nos dias de hoje. Além da TV, livros, filmes e HQ’s, a mídia que mais divulga os zumbis é simplesmente a mais popular: os videogames.
Graças à ideia de que o mundo acabaria em 2012, a possibilidade de um apocalipse zumbi se tornou ainda mais difundida entre geeks e até mesmo pessoas sérias. E as empresas de games não podiam perder essa chance.
Mas vamos recapitular. De volta aos anos 90, quando a Capcom quis aproveitar o sucesso de “Alone In The Dark” e lançar um título baseado na jogabilidade e temática de survival-horror do jogo da Infogrames, criou “Resident Evil” que deu início a popularização dos errantes. Pronto. No mundo dos games os zumbis já estavam inseridos anos antes, com games como “Zombies ate my Neighbors“, mas foi com a franquia da Capcom que a coisa engrenou.

Com as sequências de “Resident Evil” vieram outros games que tentaram ganhar crédito com a nova mania zumbi como “Left 4 Dead“, “Dead Island“, “Lollipop Chainsaw” e até mesmo “Dead Rising” que também é da Capcom. “The Walking Dead”, que saiu dos quadrinhos e foi pra TV, também ganhou suas adaptações para consoles e tem um novo título vindo por aí.

Mas porquê jogos de zumbi são tão famosos? A resposta é simples: acabar com a raça deles e se tornar um herói. Arregaçar zumbis em “ZombiU“, “WarZ” ou “Resident Evil 6” torna o gamer uma espécie de sobrevivente em potencial para um possível apocalipse causado por um vírus que transforme a população da Terra em mortos-vivos.

Sem falar nos diversos games que recebem mods para combater zumbis. “Counter Strike: Global Offense“, “Arma II” com seu mod “DayZ” e vários outros games remexem nessa área para atrair ainda mais fãs. Até mesmo “Tomb Raider“, que será lançado em 2013, poderá ter uma modificação para lutar contra zumbis.

O vídeo abaixo feito por um canal de games dos Estados Unidos explica bem melhor essa questão incrível:
A sensação de ser um herói importante para a humanidade é uma forma de treinamento de prevenção caso realmente aconteça um surto desses. E claro, explodir cabeças de zumbis é muito divertido!
Gostaria de compartilhar com você algumas ideias alternativas sobre como a cultura "pop" de Zumbis, com ampla cobertura pela mídia, poderia ser uma forma de dessensibilizar as pessoas em relação a mortes de famintos mal-trapilhos:
http://www.anovaordemmundial.com/2012/12/entretenimento-zumbi-uma-licao-de.html
abs
nao é dayz bando de burros the war z.
Existe DayZ, que é um mod de Arma II. Depois veio o War Z que é um jogo totalmente independente, não é um mod.
Mas a imagem ali está errada mesmo, aquilo é War Z
Muito interessante essa materia, e ainda tem gente que diz que o tema ZUMBI já está saturado. E nem vai sair de cena nem tao cedo. A tendencia eh que venham mais livros, filmes, quadrinhos, jogos sobre ZUMBIS!