Setembro está chegando, e com ele, os lançamentos de FIFA e PES 2016. O problema é que ainda não temos certeza sobre um dos fatores mais importantes para muita gente, pelo menos aqui no Brasil: a presença ou não dos times brasileiros.
Até o momento, não temos confirmação definitiva de nenhuma das empresas (EA e Konami até então não se pronunciaram, e nem respondem os pedidos da imprensa) e também não temos confirmação de nenhum dos clubes. Claro, não significa que estão todos parados coçando, as negociações estão em curso. De acordo com representantes de certos clubes, como São Paulo, Corinthians e Flamengo, as equipes ainda estão negociando, enquanto outras, como Joinville, nem estavam sabendo do assunto. Até então, ninguém disse nada conclusivo, o que é preocupante.
O lançamento dos jogos está bem próximo, e FIFA sofreu um pouco aqui por não ter os times brasileiros, simplesmente porque aqui não existe uma entidade que cuide dos direitos de imagem dos atletas, a empresa tem que cuidar de cada clube individualmente, causando a exclusão dos clubes do Brasil. O fato deu uma pequena vantagem à Konami com PES 2015, que possuía os direitos dos times da série A e o Vasco, que estava na Segundona na época.
Vamos ficar de olho e torcer para que os times estejam presentes nos jogos.