Connect with us

O que está procurando?

GameFMGameFM

Análises

Undertale – Análise

Undertale é único pela junção de diversos elementos comuns no mercado novo e antigo do gênero, ele surpreende e faz sonhar, pensar e se divertir. Confira nossa análise!

Undertale é um RPG classista em 2D produzido por Tobyfox e distribuído na Steam em 15 de setembro de 2015 e que conta com elementos típicos do nicho, como as batalhas por turno, submissões, puzzles, dentre outros elementos que iremos destrinchar mais a frente.

Numa primeira visão dá pra perceber que esses recursos são aplicados de uma forma única que se adapta muito bem numa história cativante, emotiva e com muita carga filosófica. É uma daquelas pinturas únicas no mundo em que, para entendê-las, é necessário observar as entrelinhas e, por conta disso, faz com que Undertale seja um RPG muito adulto, mesmo contendo conteúdo infantil.

Quem já jogou Earthbound sabe o que eu estou dizendo, um grupo de garotos que buscam impedir a destruição mundial por forças obscuras, Undertale não é (muito) diferente disso:

História e Ambientação – 9.0/10

Undertale conta a história de uma garotinha otimista e determina a sorrir e a fazer sorrir que cai em uma caverna mística aonde toda a raça dos Monstros foi enclausurada, criaturas que durante anos disputaram o mundo superior com os humanos, depois de anos de guerra.

Nessa jornada ela terá de batalhar muito, não na base da porrada, mas compreendendo seus pontos fracos para ajuda-los a vencer os seus medos, traumas e outras problemáticas

Com isso, em Undertale cria-se uma trama muito envolvente que se molda nas ações do seu personagem, não da forma clássica em que uma ação te leva a um resultado específico, mas que a cada sentimento do jogador colocado ali a ambientação se modifica.

A cada momento chave do game o jogador se surpreende cada vez mais, se emociona, o coração bate mais forte e dá pra sentir a motivação de cada NPC, dá pra sentir a angústia de cada um deles e, em diversas vezes, a quarta parede é quebrada, colocando o jogador no meio da história, não como um julgador de caminhos, mas como peça integrante da história.

Escrever de forma tão genérica sobre uma trama tão sublime e cheia de detalhes é muito complicado, realmente é uma aventura que necessita de uma jornada interna para saber o que se passa dentro de cada um dos seus parceiros que, no fim, culmina no grande objeto do game, as “almas”.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Assim, diferente da massa de mercado atual, Undertale volta as origens do SNES com gráficos simples e contos incrivelmente singelos que envolvem sentimentos humanos em seres inumanos.

Enfim, sem muito enrolar, Undertale é um game independente de raiz, que busca a riqueza da história acima da riqueza gráfica, colocando o jogador em situações muito singulares e particulares que se funde numa ambientação de determinação, na qual o possibilita a usar o coração ou os punhos, literalmente, da forma que bem entender.

Porém, excluindo a singeleza da trama, ela peca em um único aspecto: ela poderia ser mais profunda já que o objetivo do autor era esse, uma história comovente, mas simples, que tocasse o mais fundo de cada jogador, coisa que se limita mais do que deveria em alguns poucos momentos.

Gráficos e Efeitos – 8.0/10

Quanto aos gráficos de Undertale não há muito que falar, são simples e combinam muito bem com a temática do jogo, lembrando os do NES com algumas melhoras significativas.

Aqueles que gostam de um RPG atual com muitos efeitos gráficos e combos enlouquecidos de um Final Fantasy devem joga-lo com a TV desligada (se é que isso é possível).

Como estamos falando do universo Indie, eu poderia dizer que a experiência para o nicho clássico que era um RPG das gerações anteriores, ou seja, como ocorre em Undertale, esses gráficos foram muito bem encaixados, de modo que puderam refletir a riqueza dos outros elementos.

Muitas vezes nos RPGs atuais, principalmente nos MMOs, a história fica em segundo ou terceiro plano, já que o que interessa são os grandes efeitos especiais, muito deselegante no mundo Indie.

Enfim, os gráficos serviram para o que vieram, deixando-o acessível a quem quiser sentir a verdadeira essência do game.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Porém, ainda que caísse como uma luva, ela ficou apertada, pois haveria a possibilidade de melhoramentos gráficos e adição de algumas partículas que poderia aumentar esse grau de inserção do jogador no jogo.

Música e Efeitos Sonoros – 9.0/10

Perfeitamente colocada em todos os momentos do jogo. Possui uma gama de diferentes ritmos que encaixam muito bem nos seus respectivos momentos.

As músicas sentimentais realmente tocam os corações e os momentos de comédia são realçadas pelo ritmo mais sapeca.

Na verdade o nível e a diversidade é bem superior ao que geralmente encontramos no meio Indie.

O único motivo de não ter dado nota máxima para o jogo é que faltam alguns poucos efeitos sonoros, talvez por de interesse do produtor ou por achar desnecessário, mas eu acharia muito necessário, como em alguns locais em que o personagem cai de algum lugar ou algum pulo, enfim, algum movimento incomum ou que só é realizado uma vez ao longo do jogo.

Jogabilidade e Diversão – 9.5/10

Undertale é excepcional no quesito diversão, o combate é diferenciado, dando ao jogador a impressão de estar jogando algo totalmente novo em um sistema mais classista.

Há uma mesclagem entre o novo e o antigo, o combate por turnos e a forma de ataque e defesa, o encontro de inimigos com o sistema de puzzles, enfim, é um mundo novo a se explorar.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Para mim, Undertale se enquadra como um RPG sentimental em que a diversão não é aniquilar o inimigo para alcançar a paz, mas simplesmente buscar a paz, da forma que convier e for permitido. Não é nem preciso lutar para sair vitorioso de uma batalha; e o melhor de tudo é que essa nova mecânica é muito divertida e satisfatória para o ego do próprio jogador.

Claro que o game não é para quem busca sangue e desgraça, mas para quem quer uma nova experiência divertida e diversificada.

O sistema de defesa também é muito interessante, ainda que extremamente difícil em alguns momentos. Undertale usou o formato de bullethell para representar o seu combate, no qual o ícone de vida é o coração do jogador, retratada como a sua alma, e, enquanto ele busca se esquivar e defender dos projéteis, os inimigos enviam vários deles em diversas direções.

Interessante é que a velocidade dos projéteis e o formato dos seus padrões dependem da forma com que o jogador aborda o inimigo, já que há várias opções de interação. Por exemplo, se o jogador escolher abraçar um inimigo muito enfurecido você pode ter a chance reduzir o dano e auxiliar no que o jogo chama de “misericórdia”.

Perdão nada mais é que uma vitória sem matança, quando o inimigo chega num ponto emocional específico é possível que o jogador perdoe e tenha misericórdia pela vida do monstro inimigo, que muitas vezes são inofensivos.

Assim como o contrário funciona: um inimigo covarde, se for atacado pelo jogador, possibilita a ação de fuga ou a de misericórdia para encerrar o combate.

Outro ponto interessante são os “save points” que regeneram a “vida” do jogador por aumentar a determinação. Em cada save point o jogador se depara com uma situação da metáfora do copo cheio ou vazio, porém, a protagonista sempre observa a situação com o melhor dos olhos, permitindo com que ela extraia dessas situações a determinação para seguir adiante.

Por último, o mais interessante, é o sistema de “XP” e de “LVL”, que proporciona uma qualidade a parte do jogo para o jogador. Em suma, quanto mais monstros o jogador matar mais XP ele vai ganhar, quanto mais ele tiver misericórdia, menos XP ele vai ter. É possível zerar o jogo com 0 de XP, caberá ao jogador escolher qual caminho quiser.

Undertale 1
RESUMINDO –

Undertale é único pela junção de diversos elementos comuns no mercado novo e antigo do gênero, ele surpreende e faz sonhar, pensar e se divertir. Nota 9/10.

Advertisement. Scroll to continue reading.

 

Undertale: Undertale é único pela junção de diversos elementos comuns no mercado novo e antigo do gênero, ele surpreende e faz sonhar, pensar e se divertir. Krolmn

9
von 10
2015-10-27T22:30:20-0300
Comments

Rádio GameFM



Histórico

YouTube

Twitch

 

 

GameFM Lives – YouTube

RatingGame titleReview published
10/10Mullet MadJack – Análise21 de maio de 2024
10/10Persona 518 de abril de 2017
10/10Resident Evil 7: Biohazard23 de janeiro de 2017
10/10Uncharted 4: A Thief's End17 de agosto de 2016
9.5/10Uncharted: The Lost Legacy19 de outubro de 2017
9.5/10Child of Light11 de maio de 2014
9/10Manor Lords (Acesso Antecipado)24 de abril de 2024
9/10Phantom Dust28 de fevereiro de 2024
9/10Celeste16 de março de 2018
9/10Dragon Ball FighterZ5 de fevereiro de 2018
9/10L.A. Noire (Switch)6 de dezembro de 2017
9/10South Park: A Fenda que Abunda Força20 de outubro de 2017
9/10Gundam Versus14 de outubro de 2017
9/10Mario + Rabbids Kingdom Battle2 de outubro de 2017
9/10Destiny 220 de setembro de 2017
9/10Splatoon 22 de agosto de 2017
9/10Horizon Zero Dawn16 de março de 2017
9/10Yakuza 018 de fevereiro de 2017
9/10Final Fantasy XV16 de janeiro de 2017
9/10Pokémon Sun & Moon29 de novembro de 2016
9/10World of Final Fantasy25 de novembro de 2016
9/10The King of Fighters XIV24 de agosto de 2016
9/10Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 47 de março de 2016
9/10This War of Mine5 de dezembro de 2015
9/10SOMA14 de novembro de 2015
9/10Undertale27 de outubro de 2015
9/10The Last of Us13 de dezembro de 2013
9/10BioShock Infinite17 de abril de 2013
8.5/10Senua's Saga: Hellblade II23 de maio de 2024
8.5/10Voodoo Vince: Remastered26 de fevereiro de 2024
8.5/10Arzette: The Jewel of Faramore26 de fevereiro de 2024
8.5/10DOOM (2016) (Switch)16 de janeiro de 2018
8.5/10Assassin's Creed: Origins8 de dezembro de 2017
8.5/10Hellblade: Senua's Sacrifice26 de setembro de 2017
8.5/10Mega Man Legacy Collection 214 de setembro de 2017
8.5/10For Honor21 de fevereiro de 2017
8.5/10Ultimate Marvel vs. Capcom 35 de dezembro de 2016
8.5/10Attack on Titan28 de novembro de 2016
8.5/10Watch Dogs 227 de novembro de 2016
8.5/10Pokémon Go21 de outubro de 2016
8.5/10NBA 2K1720 de outubro de 2016
8.5/10Overwatch2 de agosto de 2016
8.5/10Guitar Hero Live20 de maio de 2016
8.5/10Street Fighter V15 de fevereiro de 2016
8.5/10Wolfenstein: The New Order1 de junho de 2014
8/10Kunitsu-Gami: Path of the Goddess25 de julho de 2024
8/10Gestalt: Steam & Cinder20 de julho de 2024
8/10The Hungry Lamb: Traveling in the Late Ming Dynasty9 de junho de 2024
8/10The Crew Motorfest2 de junho de 2024
8/10Evil West24 de março de 2024
8/10Far Cry 531 de maio de 2018
8/10Scribblenauts Showdown29 de março de 2018
8/10Sword Art Online: Fatal Bullet16 de março de 2018
8/10Payday 2 (Switch)27 de fevereiro de 2018
8/10Just Dance 20188 de dezembro de 2017
8/10Terra Média: Sombras da Guerra9 de novembro de 2017
8/10Observer19 de outubro de 2017
8/10Utawarerumono: Mask of Truth1 de outubro de 2017
8/10Collar x Malice4 de setembro de 2017
8/10Kona5 de maio de 2017
8/10LEGO Worlds30 de abril de 2017
8/10Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands30 de março de 2017
8/10Deus Ex: Mankind Divided10 de dezembro de 2016
8/10Eagle Flight3 de dezembro de 2016
8/10Just Dance 201726 de novembro de 2016
8/10Hitman: The Complete First Season25 de novembro de 2016
8/10LEGO Star Wars: O Despertar da Força9 de agosto de 2016
8/10Dark Souls III2 de maio de 2016
8/10Hitman GO: Definitive Edition13 de abril de 2016
8/10The Division14 de março de 2016
8/10Digimon Story: Cyber Sleuth22 de fevereiro de 2016
8/10Unravel14 de fevereiro de 2016
8/10Mega Man Legacy Collection27 de agosto de 2015
8/10Castle of Illusion (2013)20 de dezembro de 2013
7.5/10Anger Foot13 de julho de 2024
7.5/10Assassin's Creed Mirage24 de junho de 2024
7.5/10Monster Hunter Stories21 de junho de 2024
7.5/10Lightyear Frontier (Acesso Antecipado)18 de março de 2024
7.5/10The Elder Scrolls V: Skyrim (Switch)27 de fevereiro de 2018
7.5/10Bad Apple Wars26 de outubro de 2017
7.5/10Night Trap 25th Anniversary Edition14 de outubro de 2017
7.5/10Mafia III9 de dezembro de 2016
7.5/10Batman: The Telltale Series1 de dezembro de 2016
7.5/10Tales of Zestiria23 de maio de 2016
7.5/10Sébastien Loeb Rally Evo12 de maio de 2016
7.5/10Hitman (2016)4 de abril de 2016
7.5/10Far Cry Primal 29 de fevereiro de 2016
7.5/10Assassin's Creed IV: Black Flag25 de maio de 2014
7/10RKGK / Rakugaki16 de junho de 2024
7/10Dying Light 2 Stay Human9 de maio de 2024
7/10No Rest for the Wicked (Acesso antecipado)27 de abril de 2024
7/10Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça22 de fevereiro de 2024
7/10The Seven Deadly Sins: Knights Of Britannia16 de março de 2018
7/10Digimon Story Cyber Sleuth Hacker’s Memory31 de janeiro de 2018
7/10Star Wars Battlefront 24 de dezembro de 2017
7/10Eliosi's Hunt26 de outubro de 2017
7/10Marvel vs. Capcom: Infinite7 de outubro de 2017
7/10Drive Girls21 de setembro de 2017
7/10NBA 2KVR Experience3 de janeiro de 2017
7/10Steep2 de janeiro de 2017
7/10Running With Rifles28 de novembro de 2015
7/10Alien Shooter: Revisited21 de novembro de 2015
7/10Kingdom7 de novembro de 2015
6.5/10Need for Speed Payback24 de janeiro de 2018
6.5/10Sonic Forces20 de dezembro de 2017
6.5/10Absolver20 de outubro de 2017
6.5/10Drakengard 323 de junho de 2014
6.5/10Yaiba: Ninja Gaiden Z4 de maio de 2014
6/10Batman Arkham VR2 de dezembro de 2016
5/10Creeping Terror6 de dezembro de 2017
4/10DriveClub5 de novembro de 2014
3/10Redfall4 de maio de 2023

Advertisement
ABRIR RÁDIO
FECHAR RÁDIO