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Undertale – Análise

Undertale é único pela junção de diversos elementos comuns no mercado novo e antigo do gênero, ele surpreende e faz sonhar, pensar e se divertir. Confira nossa análise!

Undertale é um RPG classista em 2D produzido por Tobyfox e distribuído na Steam em 15 de setembro de 2015 e que conta com elementos típicos do nicho, como as batalhas por turno, submissões, puzzles, dentre outros elementos que iremos destrinchar mais a frente.

Numa primeira visão dá pra perceber que esses recursos são aplicados de uma forma única que se adapta muito bem numa história cativante, emotiva e com muita carga filosófica. É uma daquelas pinturas únicas no mundo em que, para entendê-las, é necessário observar as entrelinhas e, por conta disso, faz com que Undertale seja um RPG muito adulto, mesmo contendo conteúdo infantil.

Quem já jogou Earthbound sabe o que eu estou dizendo, um grupo de garotos que buscam impedir a destruição mundial por forças obscuras, Undertale não é (muito) diferente disso:

História e Ambientação – 9.0/10

Undertale conta a história de uma garotinha otimista e determina a sorrir e a fazer sorrir que cai em uma caverna mística aonde toda a raça dos Monstros foi enclausurada, criaturas que durante anos disputaram o mundo superior com os humanos, depois de anos de guerra.

Nessa jornada ela terá de batalhar muito, não na base da porrada, mas compreendendo seus pontos fracos para ajuda-los a vencer os seus medos, traumas e outras problemáticas

Com isso, em Undertale cria-se uma trama muito envolvente que se molda nas ações do seu personagem, não da forma clássica em que uma ação te leva a um resultado específico, mas que a cada sentimento do jogador colocado ali a ambientação se modifica.

A cada momento chave do game o jogador se surpreende cada vez mais, se emociona, o coração bate mais forte e dá pra sentir a motivação de cada NPC, dá pra sentir a angústia de cada um deles e, em diversas vezes, a quarta parede é quebrada, colocando o jogador no meio da história, não como um julgador de caminhos, mas como peça integrante da história.

Escrever de forma tão genérica sobre uma trama tão sublime e cheia de detalhes é muito complicado, realmente é uma aventura que necessita de uma jornada interna para saber o que se passa dentro de cada um dos seus parceiros que, no fim, culmina no grande objeto do game, as “almas”.

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Assim, diferente da massa de mercado atual, Undertale volta as origens do SNES com gráficos simples e contos incrivelmente singelos que envolvem sentimentos humanos em seres inumanos.

Enfim, sem muito enrolar, Undertale é um game independente de raiz, que busca a riqueza da história acima da riqueza gráfica, colocando o jogador em situações muito singulares e particulares que se funde numa ambientação de determinação, na qual o possibilita a usar o coração ou os punhos, literalmente, da forma que bem entender.

Porém, excluindo a singeleza da trama, ela peca em um único aspecto: ela poderia ser mais profunda já que o objetivo do autor era esse, uma história comovente, mas simples, que tocasse o mais fundo de cada jogador, coisa que se limita mais do que deveria em alguns poucos momentos.

Gráficos e Efeitos – 8.0/10

Quanto aos gráficos de Undertale não há muito que falar, são simples e combinam muito bem com a temática do jogo, lembrando os do NES com algumas melhoras significativas.

Aqueles que gostam de um RPG atual com muitos efeitos gráficos e combos enlouquecidos de um Final Fantasy devem joga-lo com a TV desligada (se é que isso é possível).

Como estamos falando do universo Indie, eu poderia dizer que a experiência para o nicho clássico que era um RPG das gerações anteriores, ou seja, como ocorre em Undertale, esses gráficos foram muito bem encaixados, de modo que puderam refletir a riqueza dos outros elementos.

Muitas vezes nos RPGs atuais, principalmente nos MMOs, a história fica em segundo ou terceiro plano, já que o que interessa são os grandes efeitos especiais, muito deselegante no mundo Indie.

Enfim, os gráficos serviram para o que vieram, deixando-o acessível a quem quiser sentir a verdadeira essência do game.

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Porém, ainda que caísse como uma luva, ela ficou apertada, pois haveria a possibilidade de melhoramentos gráficos e adição de algumas partículas que poderia aumentar esse grau de inserção do jogador no jogo.

Música e Efeitos Sonoros – 9.0/10

Perfeitamente colocada em todos os momentos do jogo. Possui uma gama de diferentes ritmos que encaixam muito bem nos seus respectivos momentos.

As músicas sentimentais realmente tocam os corações e os momentos de comédia são realçadas pelo ritmo mais sapeca.

Na verdade o nível e a diversidade é bem superior ao que geralmente encontramos no meio Indie.

O único motivo de não ter dado nota máxima para o jogo é que faltam alguns poucos efeitos sonoros, talvez por de interesse do produtor ou por achar desnecessário, mas eu acharia muito necessário, como em alguns locais em que o personagem cai de algum lugar ou algum pulo, enfim, algum movimento incomum ou que só é realizado uma vez ao longo do jogo.

Jogabilidade e Diversão – 9.5/10

Undertale é excepcional no quesito diversão, o combate é diferenciado, dando ao jogador a impressão de estar jogando algo totalmente novo em um sistema mais classista.

Há uma mesclagem entre o novo e o antigo, o combate por turnos e a forma de ataque e defesa, o encontro de inimigos com o sistema de puzzles, enfim, é um mundo novo a se explorar.

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Para mim, Undertale se enquadra como um RPG sentimental em que a diversão não é aniquilar o inimigo para alcançar a paz, mas simplesmente buscar a paz, da forma que convier e for permitido. Não é nem preciso lutar para sair vitorioso de uma batalha; e o melhor de tudo é que essa nova mecânica é muito divertida e satisfatória para o ego do próprio jogador.

Claro que o game não é para quem busca sangue e desgraça, mas para quem quer uma nova experiência divertida e diversificada.

O sistema de defesa também é muito interessante, ainda que extremamente difícil em alguns momentos. Undertale usou o formato de bullethell para representar o seu combate, no qual o ícone de vida é o coração do jogador, retratada como a sua alma, e, enquanto ele busca se esquivar e defender dos projéteis, os inimigos enviam vários deles em diversas direções.

Interessante é que a velocidade dos projéteis e o formato dos seus padrões dependem da forma com que o jogador aborda o inimigo, já que há várias opções de interação. Por exemplo, se o jogador escolher abraçar um inimigo muito enfurecido você pode ter a chance reduzir o dano e auxiliar no que o jogo chama de “misericórdia”.

Perdão nada mais é que uma vitória sem matança, quando o inimigo chega num ponto emocional específico é possível que o jogador perdoe e tenha misericórdia pela vida do monstro inimigo, que muitas vezes são inofensivos.

Assim como o contrário funciona: um inimigo covarde, se for atacado pelo jogador, possibilita a ação de fuga ou a de misericórdia para encerrar o combate.

Outro ponto interessante são os “save points” que regeneram a “vida” do jogador por aumentar a determinação. Em cada save point o jogador se depara com uma situação da metáfora do copo cheio ou vazio, porém, a protagonista sempre observa a situação com o melhor dos olhos, permitindo com que ela extraia dessas situações a determinação para seguir adiante.

Por último, o mais interessante, é o sistema de “XP” e de “LVL”, que proporciona uma qualidade a parte do jogo para o jogador. Em suma, quanto mais monstros o jogador matar mais XP ele vai ganhar, quanto mais ele tiver misericórdia, menos XP ele vai ter. É possível zerar o jogo com 0 de XP, caberá ao jogador escolher qual caminho quiser.

Undertale 1
RESUMINDO –

Undertale é único pela junção de diversos elementos comuns no mercado novo e antigo do gênero, ele surpreende e faz sonhar, pensar e se divertir. Nota 9/10.

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Undertale: Undertale é único pela junção de diversos elementos comuns no mercado novo e antigo do gênero, ele surpreende e faz sonhar, pensar e se divertir. Krolmn

9
von 10
2015-10-27T22:30:20-0300
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