Quando o termo “AAAA” começou a circular, muita gente deu risada. Afinal, a indústria já enfrenta dificuldades em sustentar produções AAA, e logo surgiu uma nova categoria. Exemplos como The Callisto Protocol e Skull & Bones chegaram ao mercado sob essa etiqueta – e ambos acabaram entregando experiências medianas. Ainda assim, há quem acredite que algo maior esteja por vir.
Em entrevista à IGN, o cofundador da Devolver Digital, Nigel Lowrie, afirmou que GTA 6 será o primeiro jogo “AAAAA” da história, principalmente por conta de seu escopo, escala e impacto cultural.
“Quer dizer, existem jogos AAA e existem jogos AAAA, e eu diria que Grand Theft Auto é potencialmente o jogo AAAAA; é simplesmente maior do que qualquer outro, tanto no escopo e na escala do jogo quanto no tipo de impacto cultural que ele tem e na atenção que ele exige.”
Lowrie também destacou que GTA 6 deve ofuscar qualquer outro lançamento próximo de sua chegada em maio de 2026. A própria Devolver Digital, segundo ele, precisou repensar o calendário de futuros projetos – embora a publisher insista (em tom de brincadeira ou não) que lançará um jogo no mesmo dia do título da Rockstar.
Tecnicamente, a fala não parece exagerada. Rumores indicam que GTA 6 teria custado mais de 1 bilhão de dólares para ser desenvolvido – valores completamente fora da realidade para a maioria dos estúdios. Hoje, grandes produções AAA dificilmente ultrapassam a faixa dos 200 a 300 milhões de dólares, evidenciando o abismo entre a Rockstar e o restante da indústria.
AAAAA ou não, o fato é que GTA 6 já se consolida como um projeto monumental e fora da curva.



