Por essa ninguém esperava! A Corte de Justiça da União Européia decidiu que o consumidor europeu terá o direito de vender jogos digitais usados. A decisão vale a partir de amanhã, ou seja, quem quiser poderá vender toda a sua coleção de jogos da Steam!
A decisão foi tomada baseada na ideia de que não é só porque um produto é digital que o consumidor não tem o direito sobre ele. A partir do momento em que um produto físico é comprado você pode fazer o que bem entender com ele, e aos olhos da corte não era justo o mesmo não acontecer com o mercado digital.
Mas isso não significa que virou festa e que você poderá sair copiando jogos para todos os seus amigos. Ainda haverá limitações de que apenas um usuário poderá acessar aquele jogo etc, e a partir do momento em que o jogo for vendido, o comprador inicial perderá todos os direitos que tem sobre ele (assim como acontece com produtos físicos).
Vale lembrar que essa decisão só vale para a União Européia no momento (infelizmente). Porém é provável que isso abrirá um precedente para que o mesmo ocorra em outros mercados do planeta.
Agora as grandes lojas de games digitais como Steam e Origin terão que repensar toda a sua estratégia de venda. Me pergunto o que acontecerá com o mercado depois dessa.
Agora a porra ficou séria!
Comércio das mídias liberado e ACTA derrubada! Mudar pra europa está cada vez mais interessante!