Balatro é um dos indies mais bem-sucedidos dos últimos tempos. O viciante jogo de cartas atingiu a impressionante marca de 3.5 milhões de cópias vendidas em dezembro e, recentemente, chegou ao Xbox Game Pass, o que certamente contribuirá ainda mais para sua popularidade.
Atualmente, Balatro está disponível em todas as plataformas modernas, incluindo a antiga geração e dispositivos móveis. E, se depender dos fãs, sua disponibilidade não para por aí. Um exemplo disso é que um fã conhecido como “Haynster” acaba de lançar uma versão do jogo para Nintendo DS.
Esse curioso port pode ser baixado através de um repositório no GitHub. Para executa-lo no Nintendo DS, é necessário ter o homebrew MicroLUA instalado e, em seguida, inserir o código-fonte do port na pasta de scripts do aplicativo. O tutorial completo pode ser conferido na página do projeto, mas o processo é relativamente simples.
É importante ressaltar que essa versão ainda é bastante limitada. Segundo o desenvolvedor, ela conta com apenas um deck, 12 Boss Blinds e 15 Jokers, bem distante dos 150 Jokers da versão original de Balatro. Além disso, ainda há alguns bugs devido à complexidade do port.
De qualquer forma, o código está disponível de forma aberta, e cabe ao próprio Haynster ou a outros entusiastas aprimorá-lo e concluir o projeto.