A mais recente atualização de GTA 5 trouxe uma mudança significativa para os jogadores do Steam Deck, gerando discussões na comunidade. Com a inclusão do anti-cheat BattlEye em 17 de setembro, os usuários da plataforma da Valve foram surpreendidos com a perda do suporte para o modo online do jogo, já que o sistema utilizado no portátil é baseado em Linux e utiliza a camada de compatibilidade Proton, não oferecendo suporte nativo ao novo anti-cheat utilizado. Apesar de ser possível jogar o modo história do game sem o software, o modo online fica completamente inacessível.
A questão é que desde o final de 2021, o uso do BattlEye com a camada Proton foi facilitado. Basta o desenvolvedor do jogo entrar em contato com a empresa para realizar a ativação do anti-cheat. Porém, de acordo com a Rockstar, essa responsabilidade é da Valve, visto que questões de suporte técnico devem ser direcionadas a equipe da Valve. Essa situação frustrou muitos jogadores de GTA Online no Steam Deck, e ao que tudo indica, as duas empresas estariam trabalhando em conjunto para uma solução.
O uso de anti-cheat em sistemas Linux tem sido uma questão polêmica, e outros grandes estúdios já mostraram hesitação quanto à adoção destes softwares em plataformas como o Steam Deck. Apesar da decepção de muitos, uma alternativa viável (mas não tão boa) seria efetuar a instalação do Windows no Steam Deck, abandonando a necessidade de utilizar a camada Proton, permitindo total acesso ao GTA Online. Mas convenhamos, pra que todo esse trabalho? Basta a Rockstar fazer o básico, não é difícil, né? Ficamos no aguardo por mais novidades.