Na última quinta-feira (27), a Ubisoft anunciou um acordo com a chinesa Tencent para criar uma nova subsidiária que será responsável por três de suas franquias mais populares: Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six. A gigante chinesa investirá 1.16 bilhão de euros em uma participação de 25% na nova empresa, que é avaliada em 4 bilhões de euros.
O movimento faz parte de uma estratégica da Ubisoft para reduzir sua dívida líquida, que era de 1.1 bilhão de euros no final de 2024. No entanto, a francesa planeja utilizar apenas 500 milhões de euros do montante para pagar sua dívida, levando as ações a ficar instáveis.
Na manhã desta sexta-feira (28), as ações da Ubisoft chegaram a valorizar 12% em resposta a criação da subsidiária, mas o número recuou e passou a operar em queda próxima a 1%. Ao que tudo indica, isso ocorreu pois fundos dos Estados Unidos não ficaram felizes com o fato da gigante francesa optar por amortizar apenas metade de suas dívidas.
De qualquer forma, analistas e investidores, em geral, mostraram-se confiantes quando a estratégia da Ubisoft (via Reuters). O banco Barclays destacou que, caso o acordo seja concluído até o final de 2025, a situação financeira da francesa ficará mais confortável. Já á corretora Mindcap Partners firmou que a operação evidencia uma subestimação significativa do grupo, o que pode levar a uma reestruturação dos seus negócios. Analistas do Erste Group classificar o investimento da Tencent como um “movimento corretivo estratégico” para a Ubisoft.
Com este acordo, a Ubisoft se aproxima ainda mais da colossal Tencent, que já possuía participação na companhia francesa. O impacto da nova subsidiária no futuro da empresa ainda será acompanhado de perto pelo mercado e pelos fãs.