No próximo sábado (27), a Nave do Conhecimento do Engenhão sediará o encerramento e a exposição da Game Jam DJUFF-ACJOGOS-RJ. Fruto de uma parceria entre a Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ) e o projeto de extensão de Desenvolvimento de Jogos da UFF (DJUFF), o evento exibirá cerca de 30 títulos criados por estudantes e jovens talentos fluminenses.
O público poderá conferir de perto as produções da maior game jam universitária do país, com entrada inteiramente franca e visitação aberta das 10h às 16h.
Conectando Talento e Oportunidade
A ação concentra o presente e o futuro do mercado de games do Rio de Janeiro, evidenciando o setor de jogos eletrônicos como um polo de capacitação, inovação e novas oportunidades para os jovens. Para Márcio Filho, presidente da associação, a importância do encontro vai muito além da exibição:
“A game jam funciona como um espaço onde o talento encontra a oportunidade. Esses jovens desenvolvem soluções, narrativas e tecnologias que já dialogam diretamente com o mercado. Ao abrirmos as portas para o público, integramos formação, indústria e sociedade.”
Além de revelar os projetos gerados durante a maratona de desenvolvimento, o encontro serve como vitrine para novas promessas e ponto de convergência para interessados no ecossistema de games do estado.
“O que testemunhamos aqui é a capacidade produtiva de uma geração que muitas vezes carece de acesso estruturado ao mercado de trabalho. Projetos assim são essenciais para transformar o aprendizado em portfólio e, consequentemente, o portfólio em emprego”, acrescenta Márcio.
Formação Acadêmica e Presenças Confirmadas
O DJUFF é o braço de extensão em Desenvolvimento de Jogos da Universidade Federal Fluminense (UFF), composto por programadores, artistas e designers focados em criar, debater e capacitar novos profissionais.
Durante o evento, as produções dos estudantes passarão por uma premiação, que contará com a participação de importantes lideranças do setor público e da indústria de tecnologia:
- Márcio Filho: Presidente da ACJOGOS-RJ e articulador do Marco Legal dos Games.
- Jandira Feghali: Deputada federal e responsável pela Política Nacional Aldir Blanc.
- Paulo Alcoforado: Diretor da ANCINE.
- Chandy Teixeira: Chefe executivo de Games e e-sports da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Ingressos
Os ingressos gratuitos podem ser retirados pela plataforma Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/encerramento-e-exposicao-game-jam-djuff-acjogos-rj-2026/3472944
Evento
Encerramento e Exposição Game Jam DJUFF-ACJOGOS-RJ 2026
Data: 27 de junho (sábado)
Horário: 10h às 16h
Local: Nave do Conhecimento do Engenhão
Para dúvidas ou informações adicionais, entre em contato com a organização: contato@rj.acjogos.com.br



