E mais uma vez a Nintendo toma uma decisão extremamente questionável após querer receber por vídeos seus comentados/postados no Youtube.
Esse buzz começou quando Zack Scott recebeu um contato da Nintendo onde eles estariam cobrando royalties pelos vídeos que ele tinha postado em seu canal no youtube. Ele deu a seguinte declaração:
Eu sou um gamer/LPer e tenho um canal no youtube http://youtube.com/ZackScottGames e posso confirmar que a Nintendo está solicitando propriedade de meus vídeos de gameplay onde tenha conteúdo deles. Essa ação ocorreu através do sistema YouTube’s Content ID onde o lucro que iria para o publisher do vídeo estaria indo agora diretamente para a Nintendo. Até o momento somente fui atingido no meu vídeo mais recente Super Mario 3D Land, porém, alguns YouTubers famosos já sofreram com isso.
A Nintendo confirmou isso em entrevista a GameFront. A Nintendo virou em Fevereiro um parceiro de conteúdo oficial do youtube para seu programa de ContentID, que automaticamente faz um link do vídeo e som com o banco de dados de copyright que eles detém.
A Nintendo também se pronunciou sobre esse assunto:
Como parte dos esforços contínuos para garantir que o conteúdo da Nintendo seja promovido corretamente e de uma forma segura através das mídias sociais, nós nos tornamos um parceiro do Youtube em Fevereiro de 2013 registrando nosso conteúdo em seu banco de dados.
Acredito que a discussão aqui não deva ser se essa ação é legal ou não, mas sim se essa ação tomada pela Nintendo deveria acontecer ou não. Todos nós sabemos que a Nintendo tem tomado decisão errada atrás de decisão errada e que o mercado e gamers estão muito receosos com eles.
Essa ação só está minando eles mais uma vez, pois irão ganhar uns tostões a mais agora, porém, no futuro, a pessoa que estaria fazendo um marketing gratuito do jogo não irá mais. Além de que essa pessoa poderá ficar com recalque da Nintendo e fará uma propaganda contra.
Eu sempre gostei muito da Nintendo. Mas tenho que dizer que nesse último ano tá foda (me desculpem o uso da palavra).
Ou eles começam a repensar suas ações para com os gamers ou, inevitavelmente, jogaremos Mario no Playstation 4.
Ta foda mesmo Leonardo. As ações da Nintendo estão demonstrando mais desespero do que estratégia. Ta triste.