Concord está oficialmente morto, mas sua novela está longe de acabar. Dessa vez, o presidente da Sony, Hiroki Totoki, abriu o bico pela primeira vez para falar sobre o fracasso da nova IP do PlayStation.
Totoki esteve numa teleconferência de resultados financeiros da Sony, e durante uma sessão de perguntas e respostas, foi questionado sobre o game. Segundo ele, todo o processo de criar jogos como serviço ainda está em fase de aprendizado, e Concord serviu para a empresa tirar lições.
Atualmente, ainda estamos no processo de aprendizado. E basicamente, com relação a novo IP, você não sabe o resultado até realmente tentar. Então, para nós, na nossa reflexão, provavelmente precisamos ter muitas etapas, incluindo testes de usuário ou avaliação interna, bem como o timing dessas etapas. E então precisamos antecipa-las, e deveríamos ter feito isso com essas etapas muito antes do que fizemos.
E então, indo em frente, em nossos próprios títulos e em títulos de terceiros, temos muitas janelas [de lançamento] diferentes. Queremos ser capazes de selecionar a janela certa e ideal para que possamos lança-los em nossa própria plataforma sem canibalização, para que possamos maximizar nosso desempenho em termos de lançamentos de títulos. É tudo o que tenho a dizer.
O vice-presidente sênior de finanças da Sony, Sadahiko Hayakawa, esteve presente no início da chamada, e também decidiu comentar sobre o fracasso de Concord, mas ao mesmo tempo trazendo à tona o sucesso de Helldivers 2.
Lançamos dois jogos live service este ano. Helldivers 2 foi um grande sucesso, enquanto Concord acabou sendo encerrado. Ganhamos muita experiência e aprendemos muito com ambos. Pretendemos compartilhar as lições aprendidas com nossos sucessos e fracassos em nossos estúdios, incluindo nas áreas de gerenciamento de desenvolvimento de títulos, bem como o processo de adicionar continuamente conteúdo expandido e dimensionar o serviço após seu lançamento para fortalecer nosso sistema de gerenciamento de desenvolvimento.
Pretendemos construir um portfólio de títulos ideal durante o atual período do plano de médio prazo que combine jogos single-player – que são nossos pontos fortes e que têm uma maior previsibilidade de se tornarem sucessos devido à nossa propriedade intelectual comprovada – com jogos de live service que buscam o lado positivo, ao mesmo tempo em que assumem uma certa quantidade de risco no lançamento.
Concord foi lançado no dia 23 de agosto para PS5 e PC, mas teve seu servidores encerrados poucos dias após seu lançamento. O jogo fracassou por completo, e é considerado um dos maiores deslizes já cometidos pela Sony. Você pode conferir nossa opinião sobre o game clicando aqui.