Na última terça-feira (29), a Sony anunciou o fechamento dos estúdios Firewalk, responsável pelo fracasso Concord, e Neon Koi, que desenvolvia jogos mobile, embora nunca tenha lançado nenhum título.
Como esperado, muitas pessoas estão se manifestando sobre esses fechamentos, já que demissões são sempre uma questão delicada na indústria. Entre os comentários, o sindicato Communication Workers of America (CWA) acusou a Sony de encerrar as atividades desses estúdios para evitar concorrência em mercados específicos, buscando garantir um monopólio no setor de videogames.
Confira abaixo o trecho específico do pronunciamento que fala sobre monopólio:
Junto com essas demissões, a decisão da Sony de dissolver estúdios fora de seu jardim murado de conteúdo exclusivo do PlayStation em vez de fazer jogos que precisam competir no mercado de jogos para dispositivos móveis altamente diversificado e competitivo deve ser um sinal de alerta cauteloso do interesse da Sony em promover sua posição de monopólio na indústria de videogames. A CWA planeja levantar os impactos anticompetitivos do crescente poder de monopólio e monopsônio da Sony com os reguladores antitruste, formuladores de políticas e partes interessadas apropriados.
Continuaremos a apoiar os trabalhadores da indústria de videogames que buscam formar um sindicato e melhorar seu local de trabalho.
A declaração é no mínimo curiosa, pois é difícil imaginar que a Sony consolidaria um possível monopólio com produções fracassadas como Concord. Em teoria, esses resultados enfraqueceriam sua dominância, mas o CWA entende de outra forma.