Após intensas discussões com a comunidade de desenvolvedores, clientes e parceiros, a Unity anunciou o cancelamento imediato da controversa taxa de Runtime para desenvolvedores de jogos. A medida, que gerou grande insatisfação no setor, não afetará clientes de outras indústrias, mantendo a taxa apenas para não-gaming.
Nas últimas duas décadas, a Unity se posicionou como uma parceira fundamental para desenvolvedores, designers, artistas e engenheiros ao redor do mundo, promovendo a democratização do desenvolvimento de jogos. Contudo, a introdução da taxa de Runtime gerou uma onda de críticas, colocando em risco a confiança que sustentava essa parceria. Em resposta, a empresa decidiu reverter a decisão e retomar o modelo de assinaturas baseado em licenças.
A partir de agora, o foco da Unity será em seu modelo de assinatura, com ajustes programados para entrar em vigor a partir de janeiro de 2025:
- Unity Personal: A versão gratuita continuará disponível, com o limite de receita e financiamento dobrado de US$ 100 mil para US$ 200 mil anuais. Além disso, o splash screen “Made with Unity” se tornará opcional para jogos desenvolvidos na versão Unity 6, que será lançada ainda este ano.
- Unity Pro: O preço da assinatura anual aumentará 8%, passando para US$ 2.200 por licença. O plano será obrigatório para desenvolvedores com receita e financiamento anual acima de US$ 200 mil.
- Unity Enterprise: Haverá um aumento de 25% no custo da assinatura para clientes Enterprise, que será exigida para empresas com receita anual superior a US$ 25 milhões. A Unity entrará em contato diretamente com esses clientes para discutir pacotes personalizados, já que suas necessidades são mais complexas.
A Unity afirmou que qualquer alteração nos termos de uso do software será comunicada com antecedência, permitindo que desenvolvedores mantenham o uso das versões atuais sob os termos previamente acordados. A empresa se comprometeu a revisar suas políticas de preços apenas uma vez ao ano, buscando transparência e alinhamento com a comunidade.
A decisão de cancelar a taxa de Runtime é uma tentativa da Unity de reparar os danos de confiança causados pela proposta anterior, reforçando o compromisso de ser uma parceira confiável para desenvolvedores de jogos. Com as novas mudanças nos planos de assinatura, a Unity espera continuar investindo na melhoria de suas ferramentas e no suporte à comunidade de desenvolvedores, garantindo que todos possam criar grandes jogos com a tecnologia da empresa.
A expectativa é que, com essa mudança de direção, a Unity consiga reconquistar a confiança de seus clientes e fortalecer seu papel no futuro do desenvolvimento de jogos, que foi seriamente tomado pela Godot Engine nos últimos tempos.