Nos últimos tempos, surgiram estatísticas revelando que as premiações do The Game Awards influenciam as vendas de jogos, já que os indicados à categoria de Jogo do Ano registraram um aumento nas compras nos principais mercados. Agora, temos mais um dado interessante.
Segundo a plataforma Alinea Analytics, especializada na análise de dados da indústria de games, Astro Bot alcançou 2.3 milhões de unidades vendidas, com um grande acréscimo após receber o prêmio de Jogo do Ano.
O título já havia vendido 1.5 milhão de unidades até novembro de 2024 e, após a premiação, viu um aumento de quase 500 mil cópias, chegando a 1.97 milhão. De janeiro a março deste ano, mais 300 mil unidades foram vendidas.
A plataforma também fez outra análise interessante: segundo os dados levantados, Astro Bot atingiu majoritariamente os fãs de PlayStation, já que os jogos mais jogados por esse público são títulos produzidos pela Sony.
Por fim, a pesquisa revelou que a China foi o segundo maior mercado para Astro Bot. Enquanto os Estados Unidos representam 29.1% das vendas, a China aparece logo atrás, com 13.1%. Para efeito de comparação, o país superou com folga o terceiro maior mercado, o Reino Unido, que representa 6.4% das vendas.
Esses dados demonstram que, embora muitos ainda questionem a relevância do The Game Awards, sua influência é inegável e pode ter um impacto significativo no faturamento de um jogo e de sua desenvolvedora.