World of Warcraft é o MMO mais famoso e mais jogado do mundo. Lançado em 2004, o game completa 10 anos de existência neste domingo, dia 23 de novembro, com mais de 100 milhões de pessoas que já passaram em seus servidores, além de um total de mais de 10 milhões de assinantes ativos, atualmente. Para a ocasião, a Blizzard relembra alguns fatos marcantes de seu título e comemora, com eventos “in-game” que já estão rolando, e vão até 6 de janeiro – como distribuição de mascotes, raides com benefícios especiais, e mais.
Jogado em mais de 244 países, WoW fez fama em muitos formatos, incluindo quadrinhos, livros e, futuramente, cinema, onde o início da história de Warcraft será narrada em um filme live action. Além disso, o MMO é tão viciante que já conquistou até mesmo celebridades, como Mila Kunis, Vin Diesel, Henry Cavill e Jaden Smith. Até mesmo o Homem-Aranha, herói da Marvel Comics, alegou ser um jogador de WoW, em um dos gibis da editora.
Vale lembrar que, no Brasil, o game chegou apenas em 2011, com alguns anos de atraso, mas com um serviço matador: servidores locais, tradução de todas as legendas, menus e falas e pagamento em Real, com um valor abaixo do valor original, em Dólar. No total, a dublagem do game rendeu mais de 200 horas em estúdio, com direito a nomes famosos da dublagem nacional, além de 17 mil arquivos de áudio.
WoW e Brasil, porém, andam de mãos dadas há algum tempo, já que o jogo utiliza a “LUA”, linguagem de programação criada pela PUC-RJ. O que? Você não sabia? Pois é, apesar de ter demorado para chegar oficialmente por aqui, o game deve bastante ao Brasil, não apenas por suas raízes, mas pela paixão que os brasileiros têm pelo mundo de Azeroth.
World of Warcraft também já foi tema de estudos sociais, já foi citado em negócios empresariais importantes e já virou até estudo sobre saúde, fazendo relação com o famoso caso da praga que se abateu sobre o MMO, quando uma doença virtual se espalhou pelo mundo do game. E o que dizer das homenagens que WoW recebeu em programas e seriados? Você deve se lembrar de “Make Love, Not Warcraft”, episódio especial de South Park totalmente centrado no jogo, além de diversas aparições e citações em The Big Bang Theory, por exemplo.
Atualmente, para continuar comemorando os 10 anos de vida de WoW, a Blizzard promove o documentário oficial “World of Warcraft: Looking for Group“, que lembra do início da saga, quando ainda era apenas um jogo base, sem nenhuma de suas cinco expansões atuais, e sua evolução ao longo dos anos. Recomendamos assistir enquanto você reinstala o WoW para jogar mais um pouco e relembrar a vida na pele de um Orc, ou de um Humano, ou de um Elfo… Manda ver e comemore com a Aliança e a Horda!
Lucas Gabriel Santiago
Queria tanto jogar :'(
Vou Voltar À Jogar U.u
Victor Owen Sullivan pq me marca
wow ;-;
Pollyanna Alves
I don’t want to sound Pollyannaish, but I hope that out of a tragedy like this something good will come. I hope we understand we’re one family.
Haha. Btw checked your website and it looks very cool.
T.T e eu ja to a 2 meses longe da minha druida feral… T.T esse mês eu volto pra essa porra…
sistema ultrapassado, gráficos ultrapassados, jogabilidade ultrapassada. O pai dos mmorpg já entregou as cartas há tempos, WoW deveria fazer o mesmo. Já existem outros muito melhores.