YouTuber pode ser preso por fazer análises de portáteis retrô

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)

O YouTuber italiano Francesco Salicini, responsável pelo canal Once Were Nerd, está sendo investigado por publicar vídeos analisando consoles portáteis retrô – aqueles modelos chineses populares, como os da Powkiddy e Anbernic.

Há dois dias, Salicini publicou um vídeo explicando o caso aos seus inscritos. Segundo ele (via Eurogamer), agentes da alfândega italiana apareceram em sua residência com um mandado de busca em abril, investigando a possível divulgação de conteúdo protegido por direitos autorais. Embora a emulação em si não seja ilegal, muitos desses consoles são vendidos com cartões SD recheados de jogos piratas.

Mais de 30 consoles foram apreendidos, além do celular de Salicini, que foi utilizado para investigar suas conversas com fornecedores – e só foi devolvido em 18 de junho.

A investigação ainda está em andamento, mas Salicini pode enfrentar uma multa de 15 mil euros e até 3 anos de prisão. Para ajudar com possíveis custos legais, foi criada uma campanha no GoFundMe, que já arrecadou 7.600 euros até o momento.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário