Menos de uma semana após anunciar o aumento de preço do Xbox Game Pass, a Microsoft revelou que a mudança não afetará todos os assinantes. Usuários residentes na União Europeia estão recebendo e-mails informando que os novos valores serão aplicados apenas a novas assinaturas e a quem não possui a renovação automática ativada.
Segundo a mensagem, “as alterações de preço se aplicam apenas a novas compras”, o que significa que quem mantém o plano recorrente ativo continuará pagando o valor antigo. No entanto, caso o assinante cancele e volte a contratar o serviço, passará a pagar o novo preço. A empresa também afirma que notificará os usuários com, no mínimo, 60 dias de antecedência antes de qualquer futura mudança de valores.
Após o envio dos e-mails, diversos assinantes confirmaram nas redes sociais terem recebido o mesmo aviso. Até o momento, a Microsoft não fez um comunicado público mais amplo sobre a política de preços e não respondeu aos pedidos de esclarecimento feitos pela imprensa. Alguns usuários acreditam que a medida pode ter sido influenciada pelas rigorosas leis de proteção ao consumidor na Europa, mas, por enquanto, isso não passa de teoria.
UPDATE: EU customers are protected from the Game Pass Price Hike if they are existing customers with auto-renew on. pic.twitter.com/0GTmV27fbY
— colteastwood (@Colteastwood) October 7, 2025