Imagem no site da Anatel sugere que o Xbox One pode ser montado no Brasil

Luiz Felipe Guimarães
2 min de Leitura

Com toda a fúria generalizada causada pelo preço do PlayStation 4 aqui no Brasil, motivos para explicar a conta absurda da Sony não faltaram aparecer. O mais recente de todos é a imagem que veio do registro da Anatel, mostrando que o Xbox One será fabricado no Brasil, da mesma forma que o Xbox 360.

Isso pode significar que o Xbox One só não é mais caro do que o PS4 por causa disso? Antes, alguns esclarecimentos: O preço do PlayStation 4 só está desse jeito por causa de alguns cálculos meio absurdos da Sony, como a margem de lucro do varejista de 16%, completamente surreal em se tratando do mercado de videogames (qualquer mercado, para falar a verdade), onde o ideal no exterior são 2% ou 3%, em média (o próprio PS4 vai dar de lucro para a Sony 9 dólares nos Estados Unidos). O governo brasileiro exige no mínimo 8%, então tem algo errado aí.

Outra coisa: os consoles não serão fabricados aqui (pelo menos por enquanto), e sim montados. Tanto o PS3, quanto o Xbox 360 no início, quando foram anunciados aqui, tiveram as suas peças importadas, e montadas na Zona Franca de Manaus, de modo que algumas isenções de impostos podem ser aplicadas, mas não todas, o que pode sugerir o preço do XOne por aqui, de R$ 2,199 ainda mais caro do que deveria. Posteriormente ele poderá ser 100% HUEHUE BR, retirando mais impostos, e chegando a um preço minimamente razoável, como o do Xbox 360 por 700 reais.

Ainda assim, são notícias interessantes, é bom saber que um console de nova geração pode ser fabricado aqui ainda no mesmo ano do seu lançamento. Só faltam as outras empresas se coçarem para fazer o mesmo, afinal, ainda estamos esperando o lançamento oficial do Wii U aqui no Brasil.

Compartilhe esse artigo
Artista, modelador e apreciador de todos os estilos de jogos. Tem um diploma de graduação em biologia guardado em algum lugar. Só não sabe onde.
7 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *