Quando achamos que já vimos de tudo em relação a DLCs e microtransações, a Activision surpreende. Call of Duty: Black Ops 6 foi lançado hoje (25) e já está causando polêmica. Apesar da qualidade do jogo ser inquestionável, uma nova opção está pegando os jogadores de surpresa: o áudio premium.
O modo de áudio, chamado Enhanced Headphone Mode, utiliza a tecnologia de áudio espacial imersivo da Embody, parceira da Activision, para fornecer maior precisão direcional durante o jogo. A funcionalidade oferece um teste gratuito simplificado de 30 dias e, após esse período, custa 20 dólares.
A controvérsia não está apenas no preço, mas também na vantagem potencial que essa tecnologia pode oferecer. Basicamente, quem paga os 20 dólares pode ter uma vantagem competitiva no multiplayer devido ao áudio mais preciso. Com isso, jogadores estão chamando o novo título da Activision de pay-to-win – quando se paga para obter vantagem em um jogo.
Apesar de ser uma funcionalidade opcional, é no mínimo curioso que esse tipo de recurso exista. Resta saber se outros jogos vão seguir pelo mesmo caminho, e eu pessoalmente espero que não.
Call of Duty: Black Ops 6 está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series X|S, PS4 e PS5, e também pode ser jogado através do Xbox Game Pass.