Conheça como foi a criação do primeiro Prince of Persia

Lucas Rodrigues
4 min de Leitura

Após desenvolver em casa sozinho o aclamado jogo Karateka em 1984, Jordan Mechner partiu para um novo projeto, mal sabia ele que seu novo jogo se tornaria uma das mais famosas e franquias do mundo dos games.

Uma das primeiras coisas que ele fez no inicio do desenvolvimento do jogo, foi filmar seu irmão David correndo em um estacionamento com uma câmera VHS (essa gravação pode ser vista no primeiro video do final do post), ele usou essas cenas para criar os primeiros gráficos para o jogo (em um processo chamado rotoscopia).

Inicialmente o jogo foi chamado de The Thief of Bagdad (e inspirado no filme de mesmo nome), até sugerirem a Mechner o nome Prince of Persia, como pode ser lido em seu diário da época:

O jogo continuou a se desenvolvido em forma modular, ao mesmo tempo que foi incorporado um editor fases completo, que permitiria aos jogadores criarem suas próprias fases (esse editor pode ser visto em funcionamento no segundo vídeo do final do post).

Em 1988, um dos colegas de Mechner insistiu para que ele adicionasse combates ao jogo, na época ele ficou indiferente à idéia, mas, pouco tempo depois, ao analisar uma versão quase completa de seu jogo, ele percebeu que ele simplesmente não era divertido. Mechner concluiu que Prince of Persia, como era, não tinha objetivos claros, não havia uma indicação de progresso, e nem o sentimento de triunfo em suas coquistas ou oponentes humanos para serem combatidos e odiados. Na tentativa de resolver estas questões (e capturar o felling de Indiana Jones), o tamanho do jogo foi drasticamente reduzido de 50 para 10 fases e o editor de fases foi eliminado para fora totalmente, além de criar uma história mais desenvolvida e novas mecânicas de jogo.

Ele se inspirou no filme The Adventures of Robin Hood (1938) para criar os duelos de espada do jogo, chegando a usar uma cena do filme em seu processo de rotoscopia (cena também encontrada no primeiro video do final do post). Dada a importancia do combate para a franquia Prince of Persia, é difícil acreditar que ele foi uma adição tão tardia ao jogo, que teve sua primeira versão, para o computados Apple II, em setembro de 1989.

Quem nunca jogou esse clássico, pode procurar por alguma das dezenas de versões lançadas nas mais diferentes plataformas, ou o excelente remake feito pela Gameloft, que está disponível na Xbox Live Arcade e na PlayStation Network.

Vídeos originais gravados para serem usados no processo de rotoscopia e as etapas do desenvolvimento do jogo:

Abaixo, os rascunhos originais e imagens da rotoscopia (clique nas imagens para ampliar):

Fonte: Joystick (inglês) Imagens: Blog de Jordan Mechner Videos: Vimeo de Jordan Mechner

Quem gostar desse tipo de matéria sobre games e quiser ler outras coisas parecidas, é só acessar o meu blog pessoal, o NeoGamer.

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