Sony confirma que PlayStation seguirá investindo pesado em jogos live service

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)

Mesmo com o enorme sucesso de vendas do PlayStation 5, a marca vem enfrentando alguns desafios nos últimos anos. Durante a gestão de Jim Ryan, a Sony decidiu investir cifras pesadas no desenvolvimento de jogos live service, mas a maioria desses projetos acabou fracassando ou sequer chegou a ser lançada. A principal exceção foi Helldivers 2.

Embora esse movimento tenha perdido força nos últimos meses, a Sony parece estar longe de abandonar essa estratégia. A informação vem diretamente de Hideaki Nishino, CEO da Sony Interactive Entertainment, que concedeu uma entrevista à Famitsu (via Wccftech) para comentar os planos da empresa.

O executivo afirmou que os jogos live service atraem jogadores em escala global e que a Sony pretende continuar impulsionando esse mercado com produções tanto first-party quanto third-party. Como exemplo, ele citou o jogo de luta Marvel Tokon: Fighting Souls, desenvolvido em parceria com a Arc System Works.

“Acreditamos que os jogos live service são um tipo de conteúdo que atrai jogadores em escala global. Por isso, queremos continuar revitalizando esse mercado por meio de conteúdos tanto first-party quanto third-party. Não estamos focados apenas em promover novos lançamentos, mas também em analisar o que podemos fazer com títulos mais antigos no médio e longo prazo. Além disso, neste ano planejamos lançar nosso próprio jogo live service, Marvel Tokon: Fighting Souls, e esperamos que todos gostem.”

Na pergunta seguinte, ao ser questionado se a Sony continuará investindo em produções live service, Nishino foi direto. Segundo ele, como o gênero ainda é relativamente novo e diferentes abordagens continuam sendo testadas, a empresa pretende seguir enfrentando os desafios desse segmento.

“Nos jogos live service, é importante oferecer conteúdo de forma contínua. O gênero em si ainda é relativamente novo, e acredito que muitas empresas estejam experimentando diferentes abordagens. Nós também queremos continuar aceitando esses desafios.”

Apesar da insistência nesse modelo de negócios, a Sony parece estar diversificando suas apostas, reduzindo gradualmente os grandes investimentos em projetos de estúdios internos e ampliando as parcerias com desenvolvedoras terceirizadas. Se essa estratégia dará certo, só o tempo dirá. De qualquer forma, neste momento, o único jogo live service da Sony oficialmente previsto é Fairgames, indicando que a empresa também está adotando uma postura mais cautelosa em relação ao segmento.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *