Segundo o Eurogamer, Mark Cerny revelou que a próxima evolução do PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) será implementada no PS5 Pro em 2026. A tecnologia, segundo ele, terá características semelhantes ao FSR 4 da AMD, prometendo melhorias significativas na reconstrução de imagem e qualidade gráfica.
O artigo explora os avanços na tecnologia de upscaling de jogos, destacando a colaboração entre Sony e AMD por meio do Project Amethyst. Mark Cerny, arquiteto-chefe de sistemas do PlayStation, revelou que o recém-lançado FidelityFX Super Resolution 4 (FSR 4), desenvolvido com base na arquitetura RDNA 4, terá um impacto significativo na evolução do PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) para o PS5 Pro. Desenvolvido em parceria com a Sony, o FSR 4 utiliza aprendizado de máquina para oferecer uma qualidade de imagem aprimorada, superando o PSSR atual em nitidez e competindo diretamente com o DLSS da NVIDIA.
Cerny revelou que a Sony pretende integrar uma versão adaptada do FSR 4 ao PS5 Pro até 2026, marcando a próxima evolução do PSSR. O processo exige ajustes para o hardware do console e será implementado gradualmente. Enquanto isso, a empresa seguirá oferecendo suporte ao PSSR atual em 2025, preparando o terreno para a transição. A colaboração com a AMD reforça o compromisso com o avanço do aprendizado de máquina em jogos, priorizando otimizações específicas para o PS5 Pro, como desempenho a 60 FPS, diferindo do foco tradicional do PC.
Os testes iniciais do FSR 4 mostram que ele supera o FSR 3.1 e rivaliza com o DLSS 3.7, embora exija mais poder de processamento. Cerny acredita que o PS5 Pro pode lidar com essa demanda sem grandes mudanças. A parceria entre Sony e AMD pode influenciar o futuro hardware do PlayStation, aproximando o PSSR das evoluções do FSR e melhorando os visuais tanto no console quanto no PC.