Nas últimas semanas, Marathon – o novo extraction shooter da Bungie e Sony – se viu no centro de polêmicas após um caso de plágio artístico confirmado pela própria desenvolvedora. O episódio abalou seriamente a imagem da empresa, tanto entre os jogadores quanto internamente, entre seus funcionários.
Agora, segundo Colin Moriarty no podcast Sacred Symbols+ (via The Game Post), a situação pode ser ainda mais grave. Fontes ligadas ao setor de marketing de Marathon afirmam que não há mais planos para campanhas pagas de divulgação do jogo.
“Alguém familiarizado com os planos de marketing em um mercado estrangeiro importante me disse que não há planos de fazer marketing pago para Marathon. Não sei se esses planos foram afetados pelo que aconteceu recentemente ou se esse sempre foi o plano ou algo assim. Mas é considerada uma atitude bastante incomum para um jogo deste nível.”
Além disso, o feedback do teste alpha fechado de Marathon não foi positivo, o que intensificou as dúvidas sobre seu lançamento ainda em 2025. Com as recentes controvérsias e a possível ausência de divulgação oficial, cresce a especulação de que o jogo possa ser adiado – ou até mesmo cancelado.
Marathon segue com lançamento previsto para 23 de setembro no PC, PS5 e Xbox Series X|S.