Nova atualização de Wuchang: Fallen Feathers impede jogadores de matar figuras históricas

Douglas Souza Dos Santos (@Cliffburtonildo1)
Douglas Souza Dos Santos (@Cliffburtonildo1)

Wuchang: Fallen Feathers recebeu nesta semana a atualização 1.5, trazendo diversas correções e ajustes de jogabilidade – junto de mudanças narrativas que têm gerado forte insatisfação entre os jogadores.

Lançado em julho de 2025, o soulslike se passa no final da dinastia Ming e, até então, permitia que figuras históricas presentes na trama fossem derrotadas de forma permanente. Com o novo patch, esses personagens já não morrem e, em vez disso, entram em um estado de “exaustão” e passam a interagir com a protagonista por meio de novos diálogos, o que altera significativamente o enredo.

O comunicado oficial da desenvolvedora mencionava apenas ajustes em animações, valores e design de fases, além da inclusão de diálogos para alguns NPCs. No entanto, a comunidade logo percebeu que as mudanças eram bem mais profundas: em determinadas partes – como no quarto capítulo – inimigos que antes eram hostis tornaram-se passivos, deixando trechos inteiros mais fáceis. Até batalhas marcantes, como contra Zhao Yun, foram modificadas. Antes, derrotá-lo levava à sua morte e a um discurso final alinhado ao tema central de impermanência e agora, ele sobrevive, e o diálogo sugere que a luta foi apenas um teste.

Entre as críticas mais contundentes está a do modder Lance McDonald, que classificou a mudança como “censura real” motivada por pressão de jogadores chineses contrários à morte de figuras históricas no jogo. Para ele, a decisão não apenas prejudica a narrativa, como também contradiz os temas centrais da obra, que explorava o fim inevitável da dinastia Ming e a aceitação da morte.

Embora a produtora não tenha explicado oficialmente o motivo dessas alterações, diversas fontes apontam que elas podem ter sido feitas para evitar polêmicas relacionadas à representação de personalidades históricas na China.

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