Arraial do Cabo realiza final de competição de jogos educativos com prêmios para os alunos vencedores

Alan Motta Cardoso (@Alanzice)
Alan Motta Cardoso (@Alanzice)

Arraial do Cabo sediará, neste próximo sábado (6), a partir das 8h, no CIEP Municipalizado 147, a etapa final da Liga Platina. Esta é uma competição inovadora que emprega jogos digitais baseados no material didático estudado em sala de aula. Nos games, o avanço dos alunos ocorre ao responderem corretamente a questões que seguem o currículo escolar, transformando o reforço pedagógico em uma experiência divertida e estimulante.

Essa metodologia integra a Caixa de Soluções Educacionais (CASE), que foi implementada no município em outubro e já beneficia mais de 1.136 estudantes da rede pública de ensino integral. A plataforma, desenvolvida pela GF Corp com o suporte da Universidade Federal Fluminense (UFF), gamifica o processo de aprendizagem, estimula capacidades como atenção, raciocínio e autonomia, e organiza o torneio que, na sua conclusão, recompensará os estudantes com melhor performance acumulada durante o ano.

Os resultados iniciais são notáveis: apenas na semana de estreia, mais de 100 alunos acessaram a plataforma, realizando 9.566 partidas e dedicando mais de 775 horas a jogos educacionais. Os participantes que obtiveram as melhores colocações em suas respectivas séries, nos meses de outubro e novembro, qualificaram-se para a grande final, que terá premiações especiais como reconhecimento. O campeão do Ensino Fundamental 1 e o do Ensino Fundamental 2 ganharão um PlayStation 5; os primeiros colocados de cada ano escolar receberão uma cadeira gamer; os segundos colocados serão contemplados com um kit de periféricos gamers; e os terceiros levarão uma caixa de som Bluetooth.

Para a disputa final, todos os competidores terão as mesmas condições, utilizando computadores padronizados e com as pontuações zeradas. O local do evento também terá um espaço retrô e jogos de dança. Para Márcio Filho, diretor de produtos da GF Corp, a iniciativa tem sido fundamental para aumentar o envolvimento dos estudantes e tornar o aprendizado mais significativo, visto que o progresso no jogo está diretamente ligado ao conhecimento adquirido ao longo do período letivo. Ele enfatiza que o conteúdo pedagógico é o cerne da competição:

“As questões que acionam os poderes especiais dos jogos são exatamente as perguntas de reforço escolar trabalhadas durante o ano. Na final, todos jogarão o mesmo game, que pode ser um título já disponível na plataforma ou um lançamento exclusivo para o dia. Cada aluno poderá selecionar as disciplinas nas quais se sente mais seguro para responder, o que torna a disputa mais dinâmica e coerente com o que foi ensinado em sala de aula”, declara.

O Secretário de Educação, Bernardo Alcântara, ressalta que o uso da tecnologia é comum na rotina diária e, quando aliada à Educação, funciona como uma ferramenta extra para capturar a atenção e o interesse dos estudantes, tornando o aprendizado mais vivo e próximo da realidade deles.

A colaboração entre a Prefeitura de Arraial do Cabo – através do Fundo Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação – e a GF Corp visa fortalecer o aprendizado de maneira lúdica, impulsionando o desenvolvimento cognitivo e o engajamento dos alunos da rede municipal por meio de experiências educacionais baseadas em jogos.

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