O blogger e marqueteiro ucraniano Sergey Galyonkin, que já tinha previsto que S.T.A.L.K.E.R. 2 seria cancelado graças ao fechamento da GSC Game World, desenvolvedora do jogo, publicou que S.T.A.L.K.E.R. 2 ainda vai ser produzido e publicado, mas a responsabilidade disso está nas mãos de outra empresa: a Bethesda.
A informação vem de “fontes confiáveis”, de que o ex-CEO da GSC, Sergei Grigoriovich não vendeu totalmente a marca do jogo, mas permitiu que a Bethesda aja como publisher. O desenvolvimento do jogo será feito fora da Ucrânia, lugar de nascimento do primeiro jogo da série, com tecnologia da Bethesda, aparentemente. A desenvolvedora responsável por Fallout 3 e Elder Scrolls: Skyrim, não confirmou os rumores.
Algum S.T.A.L.K.E.R. é melhor que nenhum, eu acho, e só espero que a Bethesda não se esqueça de que isso NÃO é Fallout, é um outro jogo, outro estilo, afinal, todos os jogos dela tem aquela cara de Bethesda, e isso me preocupa.
Seria interessante recrutar os membros the GSC que não foram ou não estão ocupados na Vostok Games, para que esse Stalker 2 saia do papel e com uma qualidade esperada.