“Você corre, corre, corre e corre pra caramba, mas nunca chegará nas montanhas!” – Jogador de “Top Gear”
“Top Gear” é um dos maiores clássicos que já “pisou” no Super Nintendo. Surgindo em 1989 como inspiração ao “Rad Racer“, a Kemco nunca imaginaria que seu game de corrida faria tanto sucesso. Lançado em 27 de março de 1992 no Japão com o nome de “Top Racer” (na Europa também é conhecido por este nome, feio) e chegando ao mercado americano em abril do mesmo ano, o objetivo de se tornar o melhor piloto do país dava início à era de games de corrida da nova geração.
O início da aclamada série foi bem simples. O jogador podia escolher entre quatro carros: Cannibal (vermelho), Sidewinder (branco), Razor (púrpura), Weasel (verde-azulado). Correr era preciso. O nitro era fundamental em certos momentos e escolher entre câmbio manual (o jogador que trocava a marcha) e automático (preciso explicar?) também era crucial.
Como naquela época não havia essa parada de Load Game, “Top Gear” usava um sistema de password, onde uma sequência de caracteres era liberada a cada corrida que o jogador passava sem perder. O que mais dava raiva em todos os gamers era o sistema de combustível e reabastecimento. Caso o carro fique sem gasolina e o jogador não pare para reabastecer o carro, a corrida já era.
Jogar era bem simples, já que o joystick do SNES não era tão complexo quanto os dos consoles de hoje em dia. Consiste em simples comandos, um botão de aceleração, de breque, turbo ou nitro e dois direcionais para esquerda e direita. O carro ficava parado (e não em movimento como muitos pensavam que era) e o cenário é que se mexia para esquerda e direita à medida que os direcionais eram acionados.
Porém, quem pensa que “Top Gear” foi um grande sucesso no exterior, se engana redondamente. A série fez estrondoso sucesso no Brasil na década de 90 mas no exterior a coisa foi diferente. Apesar de sua incrível e famosa trilha sonora, “Top Gear” ainda é desconhecido até mesmo para muitos americanos, povo que é considerado o mais gamer do mundo. Que gamer brasileiro nunca ouviu essa música abaixo?
“Top Gear” deu origem a inúmeras sequências e fez história no Super Nintendo e no coração dos gamers. Um cara que se diz gamer e nunca jogou pelo menos um rachinha de “Top Gear”, pra mim, não sabe o que é um verdadeiro game de corrida.
Top Gear 1 é foda pra caramba! Momento nostálgico agora…
Gustavo :3