Enquanto a indústria ocidental enfrenta um período turbulento, com funcionários insatisfeitos, demissões em massa e jogos ambiciosos demais que frequentemente não atingem as expectativas das empresas, o Japão segue em uma realidade diferente – e a Nintendo é uma das principais provas disso.
Durante uma sessão de perguntas e respostas com acionistas, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, foi questionado sobre como a Big N retribui seus funcionários, já que eles não são representados por um sindicato trabalhista. O executivo foi direto ao afirmar que a empresa mantém um nível de remuneração adequado e aumentou o salário-base de todos os seus colaboradores em 10% – obrigado ao usuário NStyles, no X/Twitter, pela transcrição (via Insider Gaming).
回答3
古川:給与を適切な水準を維持している。
報酬水準を適切にすることが重要だと考えている。
基本給を10%あげるなど、給与引き上げをしている。— あれっくす (@NStyles) June 26, 2026
A Nintendo já havia concedido o mesmo reajuste de 10% no início de 2023 e, agora, parece novamente se adequar ao cenário econômico global, priorizando a manutenção de sua equipe. Essa filosofia ajuda a criar uma forte sinergia entre os funcionários, algo que pode ser fundamental no desenvolvimento de seus jogos.
Apesar da notícia positiva, estamos nos aproximando do fim de junho, e a tendência é que novos cortes ocorram na indústria nos próximos dias, principalmente na divisão XBOX, que se prepara para a transição para o próximo ano fiscal. Felizmente, ainda parecem existir empresas que entendem a importância de valorizar seus profissionais para criar bons produtos.



