O RTA in Japan, maior evento de speedrun beneficente do Japão, acontece entre os dias 9 e 15 de agosto com o objetivo de arrecadar fundos para a organização Médicos Sem Fronteiras. No entanto, nem todas as empresas apoiam a iniciativa – e adivinha qual delas está envolvida na polêmica?
Em nota publicada no site oficial (via Automaton), a organização do evento confirmou que a Nintendo proibiu o uso de seus jogos. Segundo os organizadores, a empresa exigiu uma autorização prévia que nunca havia sido solicitada anteriormente, apesar da participação recorrente de títulos da Big N em edições passadas. Ao que tudo indica, a Nintendo não ficou satisfeita com isso e decidiu impor restrições.
O RTA in Japan afirma que tentará negociar com a Nintendo para que seus jogos possam retornar em futuras edições, embora isso precise ser feito individualmente, jogo por jogo – o que inviabilizou a presença dos títulos da empresa neste verão japonês.
Apesar da ausência da Nintendo, o evento ainda contará com diversos outros títulos populares, como Cuphead, Dead Cells, Inscryption, Final Fantasy IX, NieR:Automata, Silent Hill 2 Remake, Minecraft e The Elder Scrolls V: Skyrim. A lista completa pode ser conferida clicando aqui.