Concord foi um título hero shooter live service pertencente a Playstation, lançado no dia 23 de agosto, e que imediatamente flopou. O jogo alcançou um pico máximo de 697 jogadores na Steam, e, segundo informações, teria vendido apenas 25 mil unidades somando PS5 e PC. Esse fracasso retumbante levou ao fechamento de seu servidores no dia 6 de setembro, apenas 14 dias após seu lançamento.
Hoje (29), o renomado jornalista Jason Schreier veio ao seu perfil no X (antigo Twitter) anunciar que a Firewalk Studios, responsável pelo desenvolvimento de Concord, estaria sendo fechada pela Sony, fato que foi confirmado poucos minutos depois, com um comunicado oficial da PlayStation Studios. Os trechos do e-mail abaixo foram escrito por Hermen Hulst, CEO da Sony Interactive Entertainment.
Avaliamos consistentemente nosso portfólio de jogos e o status de nossos projetos para garantir que estamos atendendo às prioridades de negócios de curto e longo prazo. Como parte de nossos esforços contínuos para fortalecer o Studio Business da SIE, tivemos que tomar uma decisão difícil relacionada a dois de nossos estúdios: Neon Koi e Firewalk Studios.
Hulst ainda continua, e diz que apesar de Concord ter suas qualidades, o título não atingiu as metas que a Sony tinha em mente com um hero shooter.
Depois de muita reflexão, determinamos que o melhor caminho a seguir é encerrar o jogo permanentemente e fechar o estúdio. Quero agradecer a todos da Firewalk por seu trabalho artesanal, espírito criativo e dedicação. O gênero de tiro em primeira pessoa PvP é um espaço competitivo que está em constante evolução e, infelizmente, não atingimos nossas metas com este título. Tiraremos as lições aprendidas do Concord e continuaremos a aprimorar nossos recursos de serviço ao vivo para oferecer crescimento futuro nesta área.
Agora, Concord está oficialmente morto. Apesar das recentes atualizações do game no banco de dados da Steam, não há qualquer duvida de que acabou. Resta saber se a Sony, bem como outras empresas, vão tomar conhecimento de que os jogadores não estão mais interessados nesse tipo de jogo.
Quer saber um pouco mais sobre Concord? Você pode conferir nossa análise clicando aqui.