Para entender Digimon Story Cyber Sleuth, é preciso entender um pouco sobre o universo dessas criaturas digitais. Muita gente pensa que eles são “clones” da série Pokémon, quando na verdade a pegada aqui é outra. Digimon é uma saga que trata de temas mais modernos e atuais, além de ter a intenção de ser um pouquinho mais adulta.
Em Digimon Story Cyber Sleuth isso fica claro. Aqui, os monstrinhos são quase secundários, uma desculpa para que o jogo exista. O foco real está na história, que na verdade sempre foi o forte de Digimon. O game pega forte no gênero de “história de detetives”, algo que é muito popular e comum no Japão, onde ele foi produzido.
No controle de um jovem que sofre o ataque de um hacker e, em seguida, descobre que pode fazer mais do que imagina. Logo ele é recrutado por uma agência de detetives particulares que trata de casos cibernéticos e precisa usar seu grupo de Digimon para resolver alguns mistérios e seguir com as investigações.
A jogabilidade é interessante e envolve exploração de cenários reais de Tóquio, como se fossem masmorras. De longe lembra um pouco Persona 3 e 4, mas com um toque de personalidade própria. Há ainda muito bate-papo e texto – em suma é um jogo bem japonês, então nem todo mundo pode curtir.
Digimon Story Cyber Sleuth tem ainda, é claro, batalhas entre Digimon. Os monstrinhos duelam em grupos, como em um RPG clássico. Os jogadores também podem evoluir, de-evoluir, fusionar e manusear os dados dos Digimon como bem entenderem. Tudo que um fã da série espera tem por aqui, então podemos dizer que “não estamos mais órfãos”.
Digimon Story Cyber Sleuth abre também um leque para jogo duradouro. Há muito a se fazer pelos cenários, que vai além das batalhas, como tratar com relacionamentos, descobrir segredos e mais. O jogo tem potencial para durar pelo menos meses nas mãos dos mais dedicados.
Os gráficos não são tão bonitos assim, mas dão para o gasto. A edição de PS4, claro, tem qualidade superior ao que é visto no PS Vita, mas as duas são virtualmente idênticas.
Recomendado para fãs, mas não tão interessante para quem não curte a série, Digimon Story Cyber Sleuth marca a volta triunfal dos heróis virtuais do Digimundo. Nota 8/10.
Digimon Story: Cyber Sleuth: Recomendado para fãs, mas não tão interessante para quem não curte a série, Digimon Story Cyber Sleuth marca a volta triunfal dos heróis virtuais do Digimundo. – pedrovaroni