Nas últimas semanas, a Codemasters, junto a Electronic Arts, anunciou que as franquias WRC e DiRT serão pausadas por tempo indeterminado. A notícia desapontou muitos fãs, que passaram a questionar a aquisição da Codemasters pela EA – agora restrita ao desenvolvimento da série Fórmula 1. No entanto, ainda não é o fim da linha para os jogos de rali.
A WRC “de verdade” (FIA World Rally Championship) confirmou que a NACON passará a deter os direitos de publicação da franquia nos videogames. O novo contrato cobre seis temporadas, de 2027 a 2032, o que indica que um novo título deve levar pelo menos um ano e meio para ser lançado.
Vale lembrar que a NACON já foi responsável pelos jogos da WRC entre 2015 e 2023, período interrompido com o lançamento de EA Sports WRC, em outubro de 2023. Agora, a empresa francesa retorna ao comando da série. O CEO da NACON, Alain Falc, declarou:
“Estamos entusiasmados em renovar nossa colaboração com a WRC Promoter. Esta licença icônica oferece um ambiente excepcional para construir uma experiência de pilotagem altamente refinada que atende às expectativas dos fãs de rali. Entre 2015 e 2023, tivemos a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com as equipes oficiais do campeonato e com muitos pilotos, o que nos permitiu adquirir uma expertise sólida e única na tradução do rali para uma experiência de videogame. Este novo empreendimento representa um marco importante: um projeto totalmente reinventado, conduzido por uma equipe apaixonada e especializada, com a clara ambição de elevar os jogos de rali a novos patamares.”
Resta saber qual será o padrão de qualidade desta nova fase da NACON, já que os jogos da WRC sob sua gestão sempre entregaram uma qualidade mediana.