Nintendo Switch 2 oferece desempenho equivalente ao PlayStation 4

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)

Durante o anúncio do Nintendo Switch 2, muitos esperavam por detalhes mais aprofundados sobre as especificações técnicas do console. No entanto, fiel à tradição da Nintendo, essas informações não foram reveladas, limitando-se a divulgar apenas os dados mais básicos. Isso, porém, não impediu a equipe da Digital Foundry de realizar uma análise criteriosa do aparelho, revelando algumas informações interessantes.

Reunindo as peças do quebra-cabeça, a Digital Foundry descobriu que o Switch 2 utiliza o chip T239, fabricado pela Samsung em processo de 8nm. Para efeito de comparação, ele fica atrás do Steam Deck, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, que, apesar de já estarem há alguns anos no mercado, utilizam chips de 7nm.

No modo dock, o novo console da Nintendo oferece um desempenho semelhante ao do PlayStation 4. Elden Ring, por exemplo, roda a 1080p30fps no console da Sony, o mesmo desempenho observado no Switch 2. Já Yakuza Zero, embora atinja 4K60fps no Switch 2, utiliza os mesmos assets da versão de PS4, que roda a 1080p60fps. Final Fantasy VII Remake também se mantém nos 1080p30fps do PS4, embora no Switch 2 seja a versão Intergrade.

No modo portátil, a situação se complica um pouco, já que o console da Nintendo apresenta desempenho inferior ao do Steam Deck. De acordo com a Digital Foundry, o Steam Deck conta com uma GPU de 1.6 GHz e uma CPU que varia entre 2.4 a 3.5 GHz, consumindo até 28W. Já o Switch 2, teoricamente, opera com a GPU na faixa dos 561 MHz e a CPU em torno de 1.1 GHz, com consumo aproximado de 20W. Com esses dados, o canal levantou uma questão válida: como o Switch 2 lidará com jogos como Star Wars Outlaws, que já enfrenta dificuldades para rodar no Steam Deck, um hardware superior? Fica a dúvida.

Apesar desse cenário técnico um tanto limitado, a Digital Foundry ressalta que o Switch 2 ainda é uma peça impressionante de tecnologia, trazendo recursos modernos como ray tracing, mesh shaders e DLSS, que certamente ajudarão na performance dos jogos. Ainda assim, será no mínimo curioso ver como muitos títulos de terceiros se comportarão no modo portátil mais restrito do Switch 2.

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